DestaqueRio de Janeiro

Conheça a história do Cabo Oliveira

Em março de 2019, um vira-lata caramelo apareceu no 17º Batalhão de Polícia Militar na Ilha do Governador. O animalzinho estava com uma das patas feridas e sentindo muito medo. Apesar da fome, ficou um tempo se recusando a comer o que o policial militar Cristiano Oliveira o oferecia. Ao longo dos dias, Cristiano conseguiu ganhar a simpatia do cãozinho, que foi batizado pelos integrantes do batalhão de ‘Oliveira’.

De acordo com Cristiano, em um dia de plantão ele encontrou uma farda antiga sem uso no alojamento e ele colocou no cachorrinho. O jovem policial tirou uma foto sem grandes pretensões e ao enviar a foto do Oliveira fardado para o grupo da Polícia Militar, logo ocorreram diversos elogios e, com isso, se deu a entrada do viralatinha caramelo na PM. O próprio policial Cristiano deu a primeira patente de soldado para o Oliveira. E, já em dezembro de 2019, o já soldado Oliveira assumiu as funções no 17º batalhão e já teve nas suas primeiras postagens no Instagram a reclamação de ser colocado escala de plantão das festas de final de ano.

A partir daí, nas redes sociais é mostrado o dia a dia do hoje Cabo Oliveira. Onde é retratando as rotinas dos batalhões, de seus setores, protocolos, escalas e modos de serviço. Assim, já em 2020, o cachorrinho se tornou uma celebridade, alcançando dezenas de milhares de seguidores e sendo estrela de várias matérias jornalísticas.

Essa semana, a ComCausa – acompanhado do Pretinho, cachorrinho que, como Oliveira, também foi adotado – esteve no 17º Batalhão na Ilha do Governador para conhecer pessoalmente o Cabo Oliveira, e seus principais cuidadores. No encontro, fomos recebidos pelo PM Cristiano que cuida da rotina divertida nas redes do cãozinho, mostrando que como pequenos gestos podemos, mesmo sendo um animal como personagem, humanizar os trabalhadores da área de segurança. Sendo essa, uma iniciativa que pode ser replicada por vários outros setores, pois além de tudo, promove também o gesto da adoção responsável de animais.

Vários outros órgãos também estão tendo animais que foram adotados que assumiram i dia a dia de maneira divertida, acredito que essa iniciativa pode ser replicada – Cabo Cristiano

Para acompanhar a rotina desse adorável cachorrinho, acesse:

Instagram: Cabo Oliveira

Facebook: Oliveira17bpm

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa