Campanhas

Dia da Mulher Militar

Se comemora o Dia da Mulher Militar em homenagem à Joana D’Arc, a padroeira dos soldados, que conseguiu mudar o rumo da “Guerra dos 100 Anos” entre França e Inglaterra, mas foi queimada viva pelos ingleses numa fogueira, em 30 de maio de 1431.

Neste dia, é propício relembrar a construção de uma história de conquistas e valorização que a mulher alcançou dentro da vida militar e agradecer e enaltecer essas mulheres que tornam as instituições militares mais humanizadas e empenhadas em prestarem serviços de qualidade à população.

A partir de 1980, quando as primeiras mulheres ingressaram na Marinha do Brasil, as Forças Armadas iniciaram um processo de abertura gradual de seus quadros para efetivos femininos. A Aeronáutica foi pioneira ao abrir a Academia da Força Aérea para as cadetes femininas em 1996; a Marinha promoveu a oficial-general a primeira mulher das Forças Armadas, em 2012, e abriu a Escola Naval para mulheres em 2014; e o Exército se prepara
para receber as primeiras mulheres na Escola Preparatória de Cadetes e na Academia Militar das Agulhas Negras a partir de 2017.

Ao longo dos anos, a participação das mulheres foi sendo ampliada para diversas áreas de atuação, incluindo a direção de importantes Organizações Militares. Com equilíbrio e competência, a mulher vem consolidando cada vez mais sua participação nos diversos Corpos e Quadros dos Oficiais e Praças Militares do Brasil, contribuindo, sobremaneira, para o cumprimento das mais variadas tarefas da nossa Força, com maior eficiência e
eficácia, e corroborando sua importância ao longo da história.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa