Campanhas

Dia da Policial Militar Feminina do Estado do Rio de Janeiro

Dia 17 de março, se comemora o Dia da Policial Militar Feminina. A data foi Incluída no Calendário Oficial do Estado do Rio de Janeiro no dia 11 de outubro de 2017, pela lei 7.745.

No Estado do Rio de Janeiro, a primeira turma de mulheres da PM, é de 1982, com 150 mulheres, que ingressaram como soldados no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CEFAP. Logo depois, em 1983, ingressaram na Escola de Formação de Oficiais da época, atual Academia de Polícia Militar Dom João VI, 14 cadetes, que, mais tarde, seriam as primeiras oficiais da PMERJ.

Em 11 de novembro de 1981, era criada por Lei a primeira Companhia de Polícia Feminina, destacada para atuar no policiamento de trânsito e no trato com mulheres, crianças e adolescentes.

A Companhia, tornou-se independente, em 1988, mas foi extinta logo depois, em 1991, fazendo com que as policiais que a constituíam fossem distribuídas pelos diversos batalhões da Corporação, incluindo o Batalhão de Choque e o Regimento de Cavalaria.

Finalmente, no ano de 1993, a Lei 2108 unificou os Quadros de Oficiais Masculinos e Femininos, consolidando a igualdade nas promoções e garantindo à mulher a possibilidade de atingir o posto de Coronel, o último da carreira policial militar.

Atualmente, há milhares de policiais militares femininas distribuídas no Quadro de Policiais Combatentes.

A cada dia mais a presença da mulher está em espaços anteriormente marcados pela presença exclusivamente masculina, seja na política, na presidência de grandes corporações do mercado, ou nas instituições de segurança. O ingresso da mulher nos quadros da PM é fato recente na história de nosso país, tendo se iniciado em São Paulo, há 55 anos, mas, ainda assim, a primeira mulher a alcançar o posto de Coronel é do estado de Minas Gerais.

Mas, ainda assim, a ascensão da mulher na Corporação é resultado de luta histórica, e é necessária a superação cotidiana dos preconceitos que permeiam a presença da mulher na PM, não só no Estado do Rio de Janeiro, mas em todo o país. Razão porque é tão importante a criação do Dia estadual da Policial Militar Feminina.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa