Dia de Celebração da Amizade Brasil-Argentina

0
1
Amizade
Amizade

No dia 30 de novembro é comemorado o Dia da Amizade Brasil-Argentina, data instituída em 2018 com o objetivo de intenção é “dar forma e visibilidade à importância das relações” entre os dois países.

A celebração do Dia da Amizade Argentino-Brasileira foi acordada pelos então presidentes da Argentina, Néstor Kirchner, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em 15 de março de 2004 na Ata de Copacabana, que ambos assinaram no Rio de Janeiro. O ponto número 8 da Ata de Copacabana instituiu que a data será celebrada anualmente no dia 30 de novembro, em comemoração ao encontro mantido neste dia em 1985 entre os presidentes Raúl Alfonsín e José Sarney, na cidade brasileira de Foz de Iguaçu.

O histórico encontro de Foz não teria sido possível com a permanência dos militares no poder e marcou o início da redemocratização dos dois países. Seria o ponta pé inicial de uma aproximação que daria origem ao processo de integração regional, o qual levaria à criação do Mercosul, distanciando-se da atitude de muitas décadas, em que se mantinham tropas espalhadas ao longo da fronteira entre o Rio Grande do Sul e a Argentina, para se defender no caso de um conflito.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial