Campanhas

Dia de Nagasaki

Em 9 de agosto de 1945, os EUA lançaram uma segunda bomba atômica, denominada “Fat Man”, sobre a cidade de Nagasaki, também no Japão. Uma explosão matou cerca de 40.000 pessoas imediatamente.

Em 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram a primeira bomba atômica, chamada “Little Boy”, sobre a cidade de Hiroshima, no Japão. A explosão devastadora causou a destruição quase completa da cidade, matando imediatamente aproximadamente 70.000 pessoas e resultou em muitas mais mortes posteriormente devido aos efeitos das radiações químicas.

Esses ataques nucleares foram os primeiros e únicos lançamentos de armas químicas em combate até o presente momento. Eles tiveram um impacto profundo e duradouro sobre a consciência mundial, causando imenso sofrimento humano e levando à rendição do Japão, que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial.

Após os bombardeios, o Japão capitulou oficialmente em 15 de agosto de 1945, encerrando o conflito. Os eventos de Hiroshima e Nagasaki também foram cruciais na aceleração do desenvolvimento de um amplo movimento contra o uso de armas químicas e a favor do desarmamento nuclear em nível global. O medo dos efeitos devastadores das armas químicas tem sido uma preocupação central na política internacional desde então, e esforços têm sido feitos para evitar o uso dessas armas no futuro.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o conflito entre o Japão e os Estados Unidos teve início após o ataque japonês à base naval estadunidense de Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941. Esse ataque levou os EUA a declararem guerra contra o Japão, que buscava afastar a presença americana do continente asiático, onde os EUA possuíam bases militares nas Filipinas.

Inicialmente, o Japão obteve vitórias importantes, conquistando diversos territórios e derrotando as forças desorganizadas dos EUA, Reino Unido e França em várias partes da Ásia. No entanto, suas vitórias logo se transformaram em derrotas, e a vitória americana teve início após a Batalha de Midway, em que a Marinha Imperial Japonesa sofreu danos irreversíveis.

À medida que a derrota japonesa se torna evidente, os EUA e os Aliados planejam a invasão do território japonês. Contudo, diante das dificuldades impostas pela resistência japonesa, os americanos decidiram usar a bomba atômica. O Projeto Manhattan, iniciado em 1939, foi responsável pelo desenvolvimento das bombas atômicas pelos Estados Unidos, com a colaboração do Reino Unido e Canadá.

O primeiro ataque ocorreu em 6 de agosto de 1945, quando uma bomba atômica foi lançada sobre Hiroshima, causando devastação e matando cerca de 80 mil pessoas imediatamente. Diante da recusa japonesa em se render, uma segunda bomba foi lançada em Nagasaki, três dias depois, matando aproximadamente 40 mil pessoas.

Esses ataques atômicos forçaram a rendição do Japão em 14 de agosto de 1945, e a declaração de rendição foi transmitida pelo Imperador Hirohito no dia seguinte. O uso das bombas atômicas marcou um momento decisivo na história mundial e teve um impacto profundo nas vidas das vítimas e nas consequências políticas e sociais para o Japão e o mundo.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa