Dia do Mergulhador

O dia do mergulhador é comemorada 18 de dezembro. O mergulhador profissional raso é responsável por executar serviços debaixo d’água como, conectar tubulações, fazer soldas, realizar limpeza de estruturas subaquáticas como navios, etc. Ou seja, a rotina de um mergulhador profissional lembra muito a rotina de um operário de fábrica, mas embaixo d’água.

Basicamente, existem três tipos de mergulho: o autônomo, que exige o uso de aparelhos de respiração mais complexos, como cilindros de mergulho; o livre, que é feito com aparelhos de respiração mais simples, como snorkel; e o profissional.

Na Baixada Fluminense existe a iniciativa Kafango Verde, um projeto Ecossocial que foi inicializado no dia 18 de fevereiro de 2013, idealizado por William Ferreira de Souza – Suboficial da reserva da Marinha -, e se propõem a promover a inclusão social e a consciência ambiental através da pratica de mergulho recreativo utilizando scuba.

Kafango Verde

A iniciativa acontece na cidade de Belford Roxo, no bairro da Piam, onde foi instado um tanque aquecido de treinamento para mergulho, além de estrutura para aulas teóricas. Participam do Kafango Verde crianças e adolescentes dos bairros de entorno do projeto, além de moradores da região da Baixada Fluminense.

Saiba mais em Portalc3.net/projeto-ecosocial-kafango-verde/

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

João Oscar

João Oscar é militante de direitos humanos da Baixada e jornalista comunitário.