Dia do Reencontro

Hoje, sexta-feira(02/09) é feriadão para os servidores das repartições públicas do município do Rio de Janeiro. Um decreto feito pelo prefeito Eduardo Paes, publicado no dia 8 de agosto no Diário Oficial do Município instituiu o dia 2 de setembro como o Dia do Reencontro.

A data marca o primeiro ano após as medidas de flexibilização das medidas restritivas adotadas para o combate à pandemia da Covid-19. Após anunciar o começo da flexibilização em setembro de 2021, o prefeito Eduardo Paes chegou a divulgar um calendário com a previsão de uma intensa programação para setembro do mesmo ano, com eventos em polos gastronômicos, fechamento de ruas e DJs ao longo da orla, apresentações musicais e artísticas, eventos na Cidade das Artes e Cidade do Samba, entre outros programas.

Depois de receber repercussão negativa e várias críticas na internet, o prefeito se pronunciou nas redes sociais na época: “O feriado é em 2022, e não em 2021. Não teremos grande evento nenhum em setembro”.

O texto do decreto determina que estão excluídos desta previsão de ponto facultativo os expedientes nos órgãos cujos serviços não admitam paralisação. Na área de saúde, vão funcionar das 8h ao meio-dia: os centros municipais de saúde, as clínicas da família, os centros de atenção psicossocial, as policlínicas e os centros municipais de reabilitação. Já vão operar normalmente: as unidades de urgência; emergência e de internação, como UPAs, CER, hospitais e outras unidades que não admitam paralisação dos serviços.

A decisão, considera que a flexibilização possibilitou a retomada das atividades no município, inclusive com a realização de grandes eventos. E cita o Rock in Rio, um dos maiores festivais de música e de entretenimento do mundo, cujo retorno, após três anos, se dará em setembro, abrindo a temporada dos grandes eventos na cidade.

Alexia Tavares

Alexia Tavares é jornalista comunitária