Campanhas

Dia dos Patinadores

Dia 14 de abril celebramos o dia dos patinadores. Um esporte que mistura dança, performance, equilíbrio e claro, uma sensação de liberdade como poucos esportes nos proporcionam! Esse dia é comemorado em homenagem à padroeira da patinação, Santa Lidvina.

Lidvina era holandesa, nasceu em 18 de março de 1380, em Schiedam, província localizada na parte sul da Holanda. Sempre foi muito devota à Deus e um dos seus maiores prazeres era a patinação.

Enquanto patinava no gelo, com apenas 15 anos, Lidvina sofreu um acidente e, com a queda, teve uma costela fraturada. Durante os próximos 39 anos, ela sofreu com muitas dores por todo o corpo, desenvolveu problemas alimentares e hemorragias, resultado do acidente.

Com o passar do tempo, Lidvina teve todo o seu corpo paralisado, exceto sua mão esquerda. Hoje em dia, especialistas apontam que ela pode ter sido um dos primeiros casos documentados de Esclerose Múltipla.

Durante o seu período de sofrimento, a santa passou a praticar jejum e a ter, com muita frequência, transes e visões celestiais. Assim, pessoas de todas as províncias próximas a dela, receberam alguns milagres. Lidvina curou doentes e se tornou conhecida como uma mulher sagrada.

Ao longo dos anos, sua doença passou a deteriorar seu corpo, deixando-a cada vez mais debilitada. Em 14 de abril de 1433, aos 53 anos, Lidvina faleceu.

No ano de 1890, no dia 14 de março, o Papa Leão XIII concedeu sua canonização e Lidvina passou a ser conhecida como Santa Lidvina, Padroeira de todos os Patinadores.

Por isso, atualmente, o dia 14 de abril é muito comemorado entre os patinadores.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa