Dia Internacional contra a Homofobia

0
0
Canhotos LGBT
Canhotos LGBT

O Dia Internacional Contra a Homofobia (International Day Against Homophobia, em inglês) ou Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia é comemorado em 17 de maio em memória à data em que a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990, e o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado.

No Brasil, esta data está incluída no calendário oficial do país desde 2010, de acordo com o Decreto de 4 de junho desse ano.

O objetivo desta data é debater os mais variados tipos de preconceitos contra as diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, além de gerar o desenvolvimento de uma conscientização civil sobre a importância da criminalização da homofobia, transfobia e bifobia.

Como afirmou Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, “O bullying homofóbico é […] um ultraje moral, uma grave violação de direitos humanos e uma crise de saúde pública”. Assim, é essencial conscientizar as pessoas sobre esse tipo de bullying e suas consequências físicas e mentais, especialmente entre jovens, que são as maiores vítimas.

Esta data é uma oportunidade para organizar atividades que promovam e apoiem a igualdade de direitos das pessoas LGBTQ+ e combater a discriminação e a violência baseadas na orientação sexual ou identidade de gênero. É importante lembrar que todos merecem respeito e dignidade, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial