Campanhas

Dia Internacional da Dignidade Menstrual

Com o intuito de promover a educação menstrual para toda a sociedade e ressaltar a importância de atitudes positivas relacionadas à menstruação, foi estabelecida esta data. Durante a semana em que celebramos o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) destaca a urgência de garantir que todas as pessoas que menstruam tenham acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informações. Recentemente, o UNICEF e seus parceiros trabalharam para assegurar a dignidade menstrual de 55 mil adolescentes e jovens que menstruam em comunidades vulneráveis de Belém, Recife e São Luís. Foram distribuídos mais de 120 mil pacotes de absorventes e cerca de 5 mil adolescentes foram envolvidas na cocriação de soluções para o manejo menstrual, participando de rodas de conversa e oficinas educativas voltadas para a dignidade menstrual.

No Brasil, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em suas residências, e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Além da falta de chuveiros em casa, 4 milhões de meninas enfrentam pelo menos uma privação de higiene nas escolas, incluindo a falta de acesso a absorventes e instalações básicas, como banheiros e sabonetes. Dentre elas, quase 200 mil alunas estão privadas das condições mínimas para cuidar da menstruação na escola. Esses dados são provenientes da pesquisa “Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdade e Violações de Direitos”, lançada em maio de 2021 pelo UNICEF e UNFPA.

A dificuldade de acesso a serviços de água, saneamento e higiene adequados tem um impacto direto na pobreza menstrual, afetando o desenvolvimento socioemocional, a autoestima e a autoconfiança. Além disso, a falta de uma gestão menstrual adequada pode levar à evasão escolar.

As iniciativas do UNICEF para promover a dignidade menstrual fazem parte dos programas “Água e Higiene nas Escolas” e “Dignidade Menstrual”, realizados com o apoio de parceiros do setor público e privado. Em colaboração com o UNICEF, SEMPRE LIVRE® e CAREFREE® têm apoiado 45 mil adolescentes no Recife e em São Luís, por meio da doação de 90 mil pacotes de absorventes (dois por adolescente), juntamente com materiais informativos sobre a dignidade menstrual. Além disso, foram realizadas oficinas com 1.310 adolescentes, promovendo o desenvolvimento de habilidades para a vida, o empoderamento e a saúde menstrual.

Outro parceiro é a Needs, que, por meio do movimento #PraQuemMenstrua, ajudou 10 mil meninas com a doação de 30 mil pacotes de absorventes (três por pessoa), acompanhados de materiais informativos sobre o tema. Além disso, foram realizadas 65 rodas de conversa, envolvendo cerca de 4 mil adolescentes, para discutir direitos sexuais, direitos reprodutivos e focando especialmente na dignidade menstrual. Uma parte dos lucros da linha de absorventes Needs é revertida para o UNICEF por meio do movimento #PraQuemMenstrua, contribuindo para a saúde menstrual em comunidades vulneráveis de Belém, no Pará.

Além de SEMPRE LIVRE® e CAREFREE®, a empresa Americanas S.A. agora se une a esse esforço e ajudará a impactar cerca de 4 mil crianças, adolescentes e educadores em municípios do interior dos estados do Norte do Brasil, por meio de atividades relacionadas à dignidade menstrual e distribuição de kits de higiene para adolescentes e escolas.

Os programas “Água e Higiene nas Escolas” e “Dignidade Menstrual” direcionam os recursos para a instalação de pontos de lavagem de mãos, capacitação em protocolos de saúde e atividades de promoção da saúde menstrual, além da doação de kits de higiene e insumos, como absorventes íntimos para meninas, mulheres e meninos trans. Empresas interessadas em apoiar essa iniciativa podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa