Campanhas

Dia Internacional do Orgulho Não Binário

O dia 14 de julho foi eleito pela comunidade não binária como o Dia Internacional do Orgulho Não Binário por ficar, no calendário ocidental, entre os dias internacionais da mulher e do homem.

Não binários, também conhecidos como pessoas não binárias, são indivíduos cuja identidade de gênero não se encaixa exclusivamente nas categorias tradicionais de masculino ou feminino. O termo “não binário” é um guarda-chuva que engloba diversas identidades de gênero que estão além do binarismo de gênero.

Enquanto o sistema binário de gênero reconhece apenas duas opções, masculino e feminino, as pessoas não binárias podem se identificar como uma combinação de ambos os gêneros, como nenhum dos dois, como um gênero fluido que pode variar ao longo do tempo ou como uma identidade de gênero completamente diferente. Essas identidades de gênero podem ser autodefinidas e variam de pessoa para pessoa.

As pessoas não binárias desafiam as normas sociais e culturais que dividem rigidamente os indivíduos em masculino e feminino, e muitas vezes lutam contra a falta de reconhecimento e inclusão em muitas sociedades. Elas podem adotar diferentes pronomes de gênero, como “they/them” (neutro em relação ao gênero), “ze/hir” ou outras formas de pronomes personalizados.

É importante aceitar e reconhecer a identidade de gênero de uma pessoa não binária, usando os pronomes corretos e tratando-as de acordo com sua identidade de gênero autodeclarada. A aceitação e o apoio das pessoas não binárias são fundamentais para criar uma sociedade mais inclusiva e respeitosa com a diversidade de identidades de gênero.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa