Campanhas

Memoria: Nascimento Leolinda Daltro

Leolinda Figueiredo Daltro, nascida em Bahia em 14 de julho de 1859 e falecida no Rio de Janeiro em 4 de maio de 1935, foi uma importante professora, sufragista e defensora dos direitos indígenas no Brasil. Ela lutou incansavelmente pela autonomia das mulheres e, em 1910, foi uma das fundadoras do Partido Republicano Feminino juntamente com outras mulheres.

Apesar de ter sido chamada de “a mulher do diabo” em 1909 devido à sua ativa participação política e crença na transformação pela educação, Leolinda nunca quis revolucionar o papel da mulher na sociedade. Seu objetivo era reformar seu papel, integrando a mulher de forma mais justa e igualitária na sociedade brasileira e dando oportunidades para que as mulheres fizessem parte da vida pública. Além disso, ela procurou reformar as leis para que as mulheres brasileiras tivessem as mesmas oportunidades e direitos que os homens.

Em 1917, Leolinda liderou uma manifestação que exigia a extensão do direito ao voto às mulheres. Sua contribuição para a história do movimento feminista no Brasil é inestimável.

Leolinda foi uma das pioneiras da luta pelos direitos das mulheres no Brasil e, na década de 1930, continuou ativa na luta pela emancipação feminina, fazendo parte da Aliança Nacional de Mulheres. Até hoje, lutas como a dela seguem necessárias, já que as mulheres trabalham e estudam mais, mas continuam ganhando menos que os homens no país.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa