Campanhas

Dia Nacional do Ex-combatente

Hoje, dia dois de maio, é dia de homenagear e prestar continência a todos os heróis brasileiros que serviram a Pátria durante a Segunda Guerra Mundial. O Departamento-Geral do Pessoal presta sua justa homenagem aos Pracinhas, que representaram bravamente o País, fazendo história no Teatro de Operações da Itália, ao final daquela Grande Guerra.

No começo da II Guerra Mundial, em 1º de setembro de 1939, o Brasil manteve uma posição muito controversa, com uma pretensa neutralidade, já que apoiou diretamente nenhuma das grandes potências envolvidas. Quase no final do conflito, em 1942, em razão de uma série de ataques aos navios mercantes brasileiros em nosso litoral, o Brasil reconheceu o estado de guerra com os países do Eixo e enviou a Força Expedicionária Brasileira (FEB) à Europa, para colaborar na causa dos países aliados.

O transporte do primeiro escalão da FEB com destino a Nápoles, Itália, ocorreu em 2 de julho de 1944. A FEB foi incorporada ao V Exército aliado dos Estados Unidos da América e entrou em combate em 15 de setembro de 1944, participando de várias batalhas no vale do rio Pó, na Itália, ocupada pelos alemães nazistas. As mais importantes foram à tomada de Monte Castelo, a conquista de Montese e a Batalha de Colleccio. As tropas brasileiras perderam, durante essa campanha, 430 praças e 13 oficiais, além de oito oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB).

Homenagem da ComCausa

Em 2015, a ComCausa realizou uma homenagem aos homenagem aos Pracinhas, “Cobras Fumantes” da Baixada Fluminense, na Câmara de Vereadores da cidade de Nova Iguaçu. A provocação foi a música “Smoking Snakes”, da banda Sabaton, que conta a história dos três soldados da Força Expedicionária Brasileira.

 

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa