Dias dos Pais terá ato por crianças no Rio
Apesar de todas as campanhas publicitárias, milhões de crianças e adolescentes em todo o Brasil não terão o seu direito de comemorar o dia dos Pais.
Há pouco mais de dez anos o cineasta brasileiro Alan Minas, decidiu transformar violência em que ele e sua filha sofriam em um filme para falar sobre o problema da alienação parental, daí surgiu o documentário ‘A Morte Inventada’. Apesar de todo este tempo e de duas leis aprovadas de garantia de direitos de convívio de crianças – a que tipifica a pratica da alienação parental (12.318/2010) e da lei de guarda compartilhada obrigatória (13.058/2014) -, milhões ficarão sem comemorar com seus pais que tiveram uma ‘morte inventada’ por genitoras e seus familiares.
Assim, associações e pais estarão no domingo de manhã na praia de Copacabana, na altura da rua Prado Junior, para um ato pelo cumprimento das leis 12.318/2010 e 13.058/2014 no dia 08 de agosto, a partir das 8h até 12 horas. Mais informações pelos telefones da ComCausa Whatsapp 21 981 479 729 e 21 998 364 573 .
Pai gravará música sobre alienação parental
O musico e produtor cultural Marcos Gayoso fez uma música em homenagem a sua filha na qual está sendo impedido de conviver há vários anos. “Foi uma forma de transformar esta dor em afeto, a música é um dos canais de promovermos isso”, diz Marcos.
A música “Melina” fala da saudade e da preocupação de um pai, foi escrita há quatro anos e Marcos já apresentou a música em vários locais. Agora, com apoio da ComCausa – patrocínio de instituições privadas e do Estúdio Lux -, Marcos produzira a música que pretende ser um hino para deixar marcado o carinho de milhões de pais do Brasil pelos seus filhos. As gravações começaram ainda no mês de abril.
Audiência pública na ALERJ
Em julho foram enviados ofícios para o deputado estadual Carlos Minc com pedido de realização de Audiência Pública pela Comissão de Representação para Acompanhar o Cumprimento das Leis (Cumpra-se!) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) sobre a lei 7706/2017 – que institui a ‘Campanha Permanente de Combate à Alienação Parental’ no estado.
http://webapp319229.ip-50-116-19-27.cloudezapp.io/alerj-recebe-pedido-de-audiencia-do-cumpra-se-sobre-alienacao-parental/
No decorrer de todo o mês, pela ALERJ estar em recesso e em processo de mudança de seda, ainda não se obteve resposta. Mas a perspectiva que a audiência seja marcada para o dia dia 23 de agosto, semana de aniversário da Lei 12.318/2010.
Debate sobre a Morte Inventada na OAB
Em conversa com a ComCausa, o cineasta e escritor Alan Minas, que atualmente está por conta de estudos morando em Lisboa, Portugal, participará de um mesa de debates sobre o tema da alienação desde a produção do documentário ‘A Morte Inventada’ até os dias de hoje. A atividade foi proposta para o dia 19 de agosto no auditório da OAB Subseção Nova Iguaçu e Mesquita.
Visita aos parlamentares e ato em Brasília
A partir do dia 25 de agosto, membros do movimento pela manutenção aplicabilidade da Lei 12.318 estarão no Congresso Nacional em conversas com deputados e deputadas. No dia 26 de agosto, dia de aniversário da lei da Alienação Parental de 2010, haverá um ato em frente ao Congresso Nacional.