Brasília

Encontro de extensão “Espaços, Paisagem e Saúde” ensina educação ambiental para crianças

O último sábado (22), aconteceu o encontro de extensão “Espaços, Paisagem e Saúde” na Casa da Natureza!

A Casa da Natureza é o nome carinhoso do Centro de Preservação e Conservação Ambiental, localizada no Trecho II do Sol Nascente na Chácara 97 Conj H VC 311, aonde crianças e adolescentes aprendem de forma lúdica a importância da educação ambiental como ferramenta de transformação cidadã.

Nesta ocasião, Ivanete Silva dos Santos, diretora da organização para a preservação do meio ambiente, comentou que o evento foi uma organização coletiva do FAU e Polo de Extensão UnB em Ceilândia e teve como principal fazer uma Mostra dos trabalhos que vêm sendo produzidos nas temáticas de Paisagismo e Planejamento da Paisagem na disciplina obrigatória “Projeto de Paisagismo 2º da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB.

São trabalhos que apresentam cenários para os espaços livres da região, após 4 semestres de discussão coletiva com as crianças, jovens e famílias da Casa da Natureza.

O encontro contou também com a exposição de trabalhos realizados, vinculados ao projeto de extensão “Informal: planejamento da paisagem, paisagismo e lógica social do Sol Nascente e do grupo de pesquisa e extensão “Periférico, trabalhos emergentes’ e do curso de Residência CTS.

No encontro na casa da natureza, três oficinas decorreram paralelamente:

  1. Percursos e espaços comunitários, o Sol Nascente da infância;
  2. Comunicação positiva em saúde – do projeto de extensão “Comunicação positiva no DF: saúde em pauta”;
  3. Usando talos e cascas de alimentos, alternativa saudável e ecológica – do projeto de extensão “Saiba como ler rótulos de alimentos, não se engane”. As crianças tiveram a diversão garantida no jogo sobre a importância da vacinação.

Na instituição, durante o ano todo, as crianças, são divididas em turmas nós períodos manhã e tarde, realizam atividades focadas em boas práticas agrícolas, destacando a importância da coleta seletiva, reciclagem e passeios ecológicos como exercício de interação na convivência e respeito da preservação ambiental, entendendo que a criança não somente é o futuro, na verdade a criança é o nosso presente e grande influenciador do adulto, da mesma forma que é capaz de trazer a família para compreender a necessidade de mudança de atitude na diminuição da produção do lixo e agressão ao meio ambiente.

A Casa da Natureza, conjuntamente com o Instituto Menino de Ceilândia, Centro de Alfabetização Paulo Freire, Associação dos Produtores Rural Rede Rural, Coletivo Filhas da Terra, Ferrock, alguns professores/as da SEDF, ComCausa, e outros, estão trabalhando de forma coletiva, pela necessidade da criação da Comdema (comissão de meio ambiente) para a comunidade de Ceilândia, como instância política de articulação das ações ambientais na comunidade em afinidade com o movimento por uma Ceilândia melhor – mopocem.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Lucas Parenti

Militante por los derechos de la vida familiar y colaboradora de ComCausa