Entrevista com Finis Africae

Uma das bandas importantes do Rock Brasil dos anos 80, a banda Finis Africae foi entrevistada no dia 05 de agosto, no Rock Oculto.

Finis Africae

Surgido em Brasília em 1984, o grupo Finis Africae foi inicialmente formado por Ronaldo Pereira na bateria, Neto Pavanelli no baixo, Alexandre Saffi na guitarra e Rodrigo Leitão nos vocais, e já se diferenciava bastante do som produzido pelas bandas da capital federal na época, apresentando para o público um rock mais melódico e dançante.  

Com o nome tirado do romance de Umberto Eco “O nome da rosa”, a banda lançou em 1985 as músicas “Etica” e “Van Gogh” na coletânea Rumores, já com o guitarrista Jose Flores fazendo a segunda guitarra.

Também lançado pelo selo independente Sebo do Disco, sai em 86 O EP Finis Africae (45 RPM) com seis músicas. Com os vocais e letras de Eduardo de Moraes, o trio Ronaldo, Neto e Zezinho lançam pela primeira vez os sucessos “Armadilha” e “Maquinas do Prazer”.

Seu primeiro LP Finis Africae de 1987 saiu pela gravadora EMI ODEON, contando com a formação clássica da banda, com Eduardo de Moraes nos vocais, Ronaldo Pereira na bateria e percussão, Jose Flores na guitarra e Neto Pavanelli no baixo e teclados. Com a boa vendagem do disco, que chegou a mais de 50.000 copias na época, o grupo excursionou por todo o pais emplacando os hits “Armadilha”, “Maquinas” e “Deus Ateu” nas rádios brasileiras.

O Finis continuou na estrada até 1990, contando também com Cesar Nine na guitarra e backing vocal, Roberto Medeiros no baixo e Mac Gregor nos teclados. Em 1999 a banda retorna aos palcos para promover a turnê Rock Brasil Anos 80, convidando bandas como Zero, Hojerizah e Violeta de Outono para dividir os mais de 70 shows realizados por todo o Brasil. Em 2002 a banda lança o CD Finis Africae Ao Vivo.

Depois de celebrar 30 anos do lançamento de seu primeiro LP em 2017, a banda Finis Africae volta a se reunir ano que vem para o lançamento do novo single “Santa Julia”. O primeiro de uma serie de singles a serem lançados em 2020, “Santa Julia” teve a produção da banda junto com o produtor Ronaldo “Groove” Pereira, ex baterista do grupo, e será lançado pelo selo CopaSoul Discos. Com o vocalista Eduardo de Moraes à frente do projeto, a banda conta também com a guitarra e vocais de Cesar Nine, a guitarra de Nelson Milese, a bateria de Robson Riva e com o baixo de Tony Miranda.

Contatos: [email protected] | Instagram.com/bandafinisafricae/ | Facebook.com/bandafinisafricae/  | 041 98799 0226

Para se inscrever no seguir o canal do Youtube do Rock Oculto, acesse o link > https://www.youtube.com/channel/UCAxhcc2mumyfV7SCFSVu48Q

Página do https://rmareporter.wixsite.com/rockoculto ou em www.comcausa.net/rockoculto

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *