Estação Ferroviária de Vila de Cava recebe vistoria para futuras melhorias

No dia 21 de julho, a Prefeitura de Nova Iguaçu realizou uma vistoria na antiga Estação Ferroviária de Vila de Cava, patrimônio cultural tombado pelo Governo do Estado e pelo município.

A visita técnica ao local foi realizada pela equipe da Secretaria de Cultura e pela Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (CODENI). Dentre as ações para melhoria deste espaço histórico estão previstas: Limpeza e retirada de entulho, cercamento da área para início das obras emergenciais.

História da Estação

Segundo o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC -, a estação de Vila de Cava do Sapê  foi inaugurada em 1883, como um sub-ramal ferroviário para a construção do aqueduto de Rio D`Ouro. A estação de Vila de Cava pode ser considerada uma fonte histórica e cultural presente no cotidiano e na memória da população que possui distintas representações históricas em diferentes temporalidades, pois traz à tona elementos de pertencimento e de coesão social. Trata-se de um legado histórico ainda presente que remonta a história social de Vila de Cava e a própria formação desse bairro e a sua historicidade.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Thuane Dantas

Jornalista com experiência em produção de conteúdo na web, engajada em projetos e causas sociais.