Estado inicia a recuperação ambiental em Seropédica

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deram início, na terça-feira (05/01), à limpeza e ao desassoreamento de trecho de um quilômetro do Canal do China e de dez quilômetros do Valão dos Bois, no município de Seropédica, na Região Metropolitana do Rio.

A previsão é retirar cerca de 65 mil metros cúbicos de sedimentos desses corpos hídricos para destinação ambiental adequada. As intervenções têm por objetivo melhorar o escoamento desses rios, de forma a minimizar as inundações decorrentes do transbordamento dos mesmos.

Em 2020, a secretaria e o Inea retiraram 1 milhão e 198 mil metros cúbicos de sedimentos de 79 rios e canais localizados em 20 cidades fluminenses. Só na Baixada Fluminense, as intervenções beneficiaram 51 rios e canais situados nos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e Queimados. Na Região Serrana do Rio, o Inea limpou e desassoreou os Rios Piabanha e Quitandinha, em Petrópolis; e o Rio Príncipe, em Teresópolis.

Comunicando ComCausa

Ponto de Cultura e Mídia Livre ComCausa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *