Historiador de Caxias lança livro sobre a Primeira TV de Rua Brasileira

0
0
Historiador de Caxias lança livro sobre a Primeira TV de Rua Brasileira
Historiador de Caxias lança livro sobre a Primeira TV de Rua Brasileira

Em 1981, muitos brasileiros não tinham acesso à televisão e menos ainda de notícias positivas e úteis sobre as suas regiões. E em Duque de Caxias, a situação não se diferenciava.

Foi a partir desse cenário que um grupo de profissionais de Caxias decidiu criar a TV Olho, a primeira TV comunitária de rua do Brasil, que durou até 1984.

Na Praça da Emancipação era exibida em uma grande tela, a programação de notícias rápidas e locais, transmitidas publicamente na cidade.

A história da TV Olho é contada no livro do historiador e cineasta Rodrigo Dutra. O livro chamado TV Olho- A História da Primeira TV de Rua do Brasil é resultado da pesquisa de mestrado do historiador, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Além disso, Rodrigo é cineasta e foi diretor do Filme TV Olho- A Primeira TV Comunitária do Brasil, e já foi premiado como Melhor Documentário pelo Festival Vercine e de Melhor Diretor no Indian Cine Filme Festival.

A obra de Rodrigo Dutra pode ser encontrada nas principais livrarias do país, e adquirida também pelo próprio autor nesse link.

Fonte: https://baixadafacil.com.br/cultura/historiador-e-cineasta-caxiense-lanca-livro-sobre-a-primeira-tv-de-rua-do-brasil-6111.html

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa |