Agenda

Inscrições para o Prêmio Luiz de Castro Faria

O Instituto do Patrimônio Arqueológico brasileiro (Iphan), por meio do Centro Nacional de Arqueologia (CNA), está com inscrições abertas para a 11ª Edição do Prêmio Luiz de Castro Faria – 2023.

O concurso premiará os melhores trabalhos acadêmicos que abordem o tema do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro (RJ).

O objetivo é estimular a produção acadêmica sobre o Patrimônio Arqueológico brasileiro e valorizar trabalhos de excelência nessa área. O tema deste ano é o Cais do Valongo, sítio arqueológico que revela aspectos da diáspora africana como local de chegada de pessoas escravizadas no Brasil no século XIX.

Cada categoria receberá um prêmio em dinheiro e terão seus trabalhos publicados em uma coletânea. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de agosto por meio da ficha de inscrição disponível na página do Iphan.

Cais do Valongo

O Cais do Valongo está localizado na região portuária do Rio de Janeiro e foi um importante ponto de desembarque de pessoas escravizadas no Brasil entre os anos de 1811 e 1843. Cerca de 1 milhão de africanos tenham passado pelo Valongo. O local se tornou um símbolo da resistência contra a escravidão e da memória afro-brasileira. Em 2017, o Iphan indicou o sítio para ser reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco. Em 2023, o Instituto reativou o Comitê Gestor do sítio, que visa uma gestão compartilhada e participativa do local.

Prêmio Luiz Castro de Faria:

Edital

Inscrições: https://www.gov.br/iphan/pt-br/assuntos/noticias/abertas-as-inscricoes-para-o-11o-premio-luiz-de-castro-faria

Para mais informações, acesse: Prêmio Luiz Castro de Faria

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.