Japeri inicia implantação de coleta seletiva

Com o intuito de estabelecer metas e estratégias para implantação do trabalho de coleta seletiva na cidade de Japeri, uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a equipe técnica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente aconteceu na última segunda-feira (22). Além de definir os planos de ação, os trabalhadores da cooperativa responsável pela coleta receberam um primeiro treinamento a fim de aprimorar conhecimento sobre o tema.

O trabalho está previsto para começar ainda neste primeiro semestre de 2021. A expectativa é de que até dezembro a coleta seletiva alcance até 30% dos domicílios de Japeri. Isso significa um grande impacto no meio ambiente e um aumento no ICMS VERDE do município. Antes da implantação definitiva, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente precisa realizar uma campanha de conscientização com a população sobre o descarte correto dos lixos domiciliares e comerciais.

A coleta seletiva é de extrema relevância para o desenvolvimento sustentável e tornou-se uma ação importante na vida moderna devido ao aumento do consumo e consequentemente do lixo produzido. Além de evitar a disseminação de doenças, contribui para que os resíduos se encaixem para os seus devidos lugares. Separar os resíduos entre plástico, metal, papel e orgânicos também é importante para acabar com poluições tóxicas que contaminam solos e águas de rios, trazendo malefícios imensuráveis ao longo do tempo.

| Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Thauan Mendes

Thauan Mendes

Graduado em letras, professor de inglês, jornalista social da ComCausa.