Jornada Baixada de Direitos Humanos

Todos os anos, a ComCausa PROMOVE ou PARTICIPA de uma série de atividades de promoção de uma Cultura de Direitos no mês de dezembro.

O objetivo é dar visibilidade às iniciativas que atuam para a valorização da vida e a consolidação dos direitos humanos na sociedade. Mostrar como a construção de uma ‘Cultura de Direitos’ se manifesta no cotidiano através das ações positivas das pessoas e grupos, sejam eles quais forem. Outra finalidade é provocar junto à população uma reflexão diferente sobre os direitos humanos, dissociando-o da discussão única da violência e de reflexões complexas. Buscamos a consciência através da celebração das virtudes e aproximação das realidades locais, nacionais e mundiais.

A ‘Jornada ComCausa de Direitos Humanos’ acontece com atividades socioculturais, palestras, debates, audiências públicas, festas, encontros informais e exposições em espaços privados, públicos e nas ruas da região e está aberto a participação de qualquer pessoa.

A concepção de ‘Jornada de Direitos Humanos’ começou em 2008 na Baixada Fluminense. Em 2009, a ComCausa ganhou o ‘Prêmio Areté’ do Ministério da Cultura, e desde de 2010 acontece em rede em outras regiões. Em 2013, a ‘Jornada de Direitos Humanos’ serviu de articulação para o I Fórum Mundial de Direitos Humanos, em Brasília.

Neste ano a ComCausa promoverá ou participará de uma série de atividades. A Jornada Baixada da Cultura de Direitos será de 01 até 19 de dezembro, veja as atividades aqui:

______________________________

Veja mais agendas da Jornada Baixada:

01 dez | ComCausa no dia Mundial de Combate à Aids

No dia Mundial de Combate à Aids, 1º de dezembro, quarta-feira a partira das 09 até às 14 horas a AGANIM, juntamente com a ComCausa, a Associação Centro Social Fusão e o programa de DST/AIDS da Prefeitura de Mesquita, estarão na Praça Elizabeth Paixão com barracas onde terá a realização de testes rápidos de IST/HIV, distribuição de preservativos, máscaras e álcool gel. Também haverá apresentação de Poeta Soares e com os cantores de Rap.

01 dez | ComCausa recebe Rodas Culturais da Baixada

No dia 01 de dezembro às 19 horas, quinta-feira, a ComCausa e o grupo BXD no Foco vão realizar um encontro com representantes das Rodas Culturais do Rio de Janeiro. A proposta é montar uma agenda destas grupos para 2022. O encontro é aberto para todas as pessoas que quiserem participar na Casa da ComCausa > Rua Pedro Antônio Pereira 20 – Moquetá – Nova Iguaçu.

02 dez | Café no Ponto Direitos Humanos na Baixada com Padre Bruno

No dia 02 de dezembro, quinta-feira, a partir das 9 horas a ComCausa vai promover um Café no Ponto com o Padre Costanzo Bruno da Paróquia São Simão do Lote XV. Bruno uma das lideranças mais importantes da Baixada para uma conversa sobre direitos humanos e a vida da nossa gente. O encontro foi articulado pela Pastoral da Juventude da Diocese de Nova Iguaçu e terá temas como a resistência às violências contra os jovens da Baixada. Será na Casa da ComCausa > Rua Pedro Antônio Pereira 20 – Moquetá – Nova Iguaçu.

02 dez | ComCausa Recebe Renato Moraes do Rock Oculto

No dia 02 de dezembro, quinta-feira a partir das 14 horas, ComCausa vai receber Renato Moraes. Jornalista, produtor e idealizador do canal Rock Oculto para falar sobre esta iniciativa que já entrevistou quase 500 bandas. Será na Casa da ComCausa > Rua Pedro Antônio Pereira 20 – Moquetá – Nova Iguaçu e transmitido pelo Facebook.com/ComCausa.DH

02 dez | DebatePapo Nerd ComCausa com Mestre Pedro

Na quinta-feira, dia 02 de dezembro a partir das 19 horas, acontecerá o DebatePapo será sobre a cultura Nerd com o Mestre Pedro Felix. Será na Casa da ComCausa > Rua Pedro Antônio Pereira 20 – Moquetá – Nova Iguaçu e transmitido pelo Facebook.com/ComCausa.DH

03 dez | ComCausa na Rádio Novos Rumos

No dia 03 de novembro, sexta-feira a partir das 10 horas, sempre a primeira sexta de mês o jornalista Adriano Dias da ComCausa estará participando do programa do Professor Castelano na Rádio Novos Rumos de um bate papo ao vivo. Será sempre a partir das 10 horas na 98.7 MHz FM ou também pelo Facebook da Rádio. Sendo 3 de dezembro o dia de Luta das pessoas com deficiência, o programa terá também a participação do cientista social e estudante de direito, Everton Sampaio.

03 dez | DebatePapo do dia Luta das Pessoas com Deficiência

No dia 03 de novembro, sexta-feira a partir das 19 horas, haverá DebatePapo pelo Dia de Luta das Pessoas com Deficiência com o cientista social e estudante de direito, Everton Sampaio. Com diversos convidados presenciais e On-Line. O encontro será aberto na Casa da ComCausa > Rua Pedro Antônio Pereira 20 – Moquetá – Nova Iguaçu e transmitido pelo Facebook.com/ComCausa.DH

03 dez | DebateQuim pelo Dia do Samba no Nosso Canto

No Restaurante Nosso Canto do Serjão acontecerá um DebateQuim pelo dia do Dia do Samba no dia 03 de dezembro, sexta-feira, a partir das 18 horas. O encontro será com muita conversa e boa música e tem a parceria da Subsecretaria Municipal de Turismo e a ComCausa. O Restaurante Nosso Canto Churrasco do Serjão fica na Avenida Presidente Lincon 244 – Jardim Meriti, esquina com PAM Meriti.

04 dez | Encontros da Pastoral da Juventude da Diocese de Nova Iguaçu na ComCausa

A Passtoral da Juventude da Diocese de Nova Iguaçu vai se reunir sábado, dia 04 de dezembro, na sede da ComCausa para pensar e planejar a Assembleia Diocesana da PJDNI – Pastoral da Juventude da Diocese de Nova Iguaçu, que vai acontecer na ComCausa e no Cenfor, no final da tarde acontecerá uma confraternização da Comissão Diocesana da Pastoral da Juventude – CDPJ – na Casa da ComCausa > Rua Pedro Antônio Pereira 20 – Moquetá – Nova Iguaçu.

05 dez | Participação do PodCast Belford Beat

No domingo dia 05 de dezembro a ComCausa participará do PodCast Belford Beat. O Coletivo Cultural Belford Beat viabiliza o acesso do jovem a uma roda de cultura e é focada em divulgar cultura e artistas locais, por meio de shows e exposições. Possibilitar que nossos jovens tenham acesso à cultura e lazer em Belford Roxo e na Baixada Fluminense. Será no estúdio do Coletivo Cultural e divulgado no canal PodCast Belford Beat.

06 dez | Café no Ponto Laço Branco

No dia da campanha pelo fim da violência contra as mulheres, segunda-feira dia 06 de dezembro, 10 horas da manhã, a ComCausa realizará um ‘Café no Ponto Laço Branco’ com a participação do psicanalista Padre Luciano Adversi. Haverá um encontro de uma grupos de homens sobre masculinidades hegemônicas. Será a partir das 10 horas na Casa da ComCausa > Rua Pedro Antônio Pereira 20 – Moquetá – Nova Iguaçu e transmitido pelo Facebook.com/ComCausa.DH

06 dez | Encontro de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

Acontecerá no dia 06 de dezembro, 11 horas, segunda-feira a Rede de Mulheres da Baixada – no qual ComCausa faz parte – no encontro com a Delegada Cristina da Delegacias de Atendimento à Mulher – DEAM – de Belford Roxo. Será no Auditório da OAB 1ª Subseção Nova Iguaçu e Mesquita.

07 dez | DebatePapo sobre a Diáspora Africana na Baixada

Na lembrança dos 52 anos de falecimento do marinheiro João Cândido, a ComCausa vai receber a professora Juliana Drumond e o Frei Tatá, Superintendente de Igualdade Racial da Prefeitura de São João de Meriti, para falar sobre a importância histórica de reconhecer o protagonismo de tantas personalidades negras e a Diáspora Africana em regiões como a Baixada. Será dia 07 de dezembro a partir das 19 horas na Casa da ComCausa > Rua Pedro Antônio Pereira 20 – Moquetá – Nova Iguaçu e transmitido pelo Facebook.com/ComCausa.DH

08 dez | Café no Ponto sobre Diversidade e Religiosidade

A Pastoral da Diversidade e a Rede de Católicos LGBTQIA+ estarão com a ComCausa promovendo um Café no Ponto sobre Diversidade e Religiosidade. Mediados por Lígia Lira e Felipe Seghetto, o evento acontecerá dia 07 de dezembro a partir das 10 horas na Casa da ComCausa > Rua Pedro Antônio Pereira 20 – Moquetá – Nova Iguaçu e transmitido pelo Facebook.com/ComCausa.DH

08 dez | DebatePapo sobre diversidade Trans

No dia 08 de dezembro às 19 horas, quarta-feira, a ComCausa e receberá Laryssa Balgardy, Marlon Morais, Jullyana (Garota X) e PaollaBauer para conversar sobre diversidade Trans: Igualdade, desigualdade, resistência, sonho e religião na Baixada. Será a partir das 19 horas na Casa da ComCausa > Rua Pedro Antônio Pereira 20 – Moquetá – Nova Iguaçu e transmitido pelo Facebook.com/ComCausa.DH

09 dez | Audiência Públicas sobre Águas da Baixada

No dia 09 de dezembro, a partir das 18 horas, será realizada uma audiência pública na Câmara de Mesquita sobre o problema de abastecimento de água e para apresentarmos um conjunto de propostas e um plano ao poder executivo sobre o uso das outorgas oriundas da concessão da CEDAE. Propostas foi de vários movimentos sociais, entre eles a ComCausa. A Audiência será aberto ao público e o endereço é Rua Arthur Oliveira Vechi 260 – Centro – Mesquita.

09 dez | ComCausa no Podcast Mais ou Menos

O primeiro podcast da Baixada Fluminense, o ‘Podcast +/-‘, um projeto idealizado por Lucas e Sérgio com o finalidade de levar informação leve e descontraída ao ouvinte. Para celebrar o Dia dos Direitos Humanos o fundador da ComCausa, o jornalista Adriano Dias, estará participando ao vivo de uma roda de conversa a partir das 20 horas no dia 09 de dezembro no canal do Youtube Podcast +/-.

10 dez | Café no Ponto do dia dos Direitos Humanos com Dom Luciano

Para comemorar o dia dos direitos humanos a ComCausa realizará todo um dia de atividades na sua sede na Baixada Fluminense, a primeira será um Café no Ponto com Luciano Bergamin para falar da sua experiência enquanto Bispo da Diocese de Nova Iguaçu. Será a partir das 09 horas na Casa da ComCausa > Rua Pedro Antônio Pereira 20 – Moquetá – Nova Iguaçu.

10 dez | Feijoada no dia dos Direitos Humanos com Edson Santos

Na hora do almoço terá uma feijoada, seguido de uma roda de conversa, na ComCausa com a presença do ex-Ministro da Igualdade Racial Edson Santos. Será dia 10 de dezembro a partir das 11 horas na Casa da da ComCausa > Rua Pedro Antônio Pereira 20 – Moquetá – Nova Iguaçu.

10 dez | ComCausa no Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos

Nesta sexta, dia 10 de dezembro, a ComCausa estará no Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos. A partir do tema “3ª Idade, HIV, Covid-19 e Saúde Mental, vamos conversar sobre os efeitos psicológicos da pandemia de Covid-19 em pessoas da terceira idade, principalmente as que vivem com HIV. Plataforma: Zoom – Link de acesso https://us06web.zoom.us/j/84548679655 | ID da reunião: 845 4867 9655 | Senha de acesso: 451276

10 dez | DebatePapo sobre o movimento a Lei Fica

No dia 10 de dezembro haverá uma conversa com Vinicius Ferreira dobre o movimento pela manutenção da Lei da Alienação Parental. Será a partir das 18 horas na Casa da da ComCausa > Rua Pedro Antônio Pereira 20 – Moquetá.

11 dez | Mergulho na enseada do Bananal em Angra

Pelo dia do Mergulhador o grupo Kafango Verde, com apoio da da ComCausa, realizará no dia 11 de dezembro uma atividade de mergulho na Enseada do Bananal, Aripeba – lagoa Azul – Ilha Grande. A participação é para todas as idades, mais informações pelo 21 965 444 710 ou 964 705 228.

11 dez | Lançamento da campanha “Não Compre. Adote” na Feira de Adoção do Tampinhas do Bem

Também no sábado,  dia 11 de dezembro a partir das 9 horas, a ComCausa estará na feira de adoção promovida Tampinhas do Bem na Praça da Liberdade no Centro de Nova Iguaçu. Neste dia será lançada a campanha permanente #NãoCompreAdote idealizada pelo grupo Tampinhas do Bem e que será promovida pela ComCausa nos canais do programa CãoCausa.

11 dez | Celebração de encerramento da Associação Espirita Caboclo Pena Branca

No sábado, dia 11 de dezembro, a da ComCausa estará na sede da Associação Espirita Caboclo Pena Branca para a celebração religiosa de encerramento. Será a partir das 18 horas na Estada da Adminisrtação, em Tinguá.

12 dez | Dia Internacional em Memória dos Filhos que Partiram

A Associação Mundial de Apoio aos Pais em Luto – “The Compassionate Friends” – estabeleceu a comemoração de um Dia Internacional em Memória dos Filhos que Partiram, sempre ao segundo domingo de dezembro. Nesta data, que em 2021 cairá no dia 11 de dezembro, em todo o mundo se acenda uma vela as 19 horas. Por conta desta data, a ComCausa também está encaminhado proposta de lei sobre luto parental. A ato de acender as velas é autônomo e será feito de na Casa da da ComCausa.

13 dez | Encontro com a Frente Parlamentar da Saúde Mental da Alerj

No dia 13 de dezembro, a partir das 10 horas, a ComCausa estará na reunião da Frente Parlamentar da Saúde Mental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ. o convite foi feito pelo mandato do deputado Flávio Serafini responsável pela Frente Parlamentar.

13 dez | DebatePapo com a da Uniendo LATAM La Infancia Primero

No dia 13 de dezembro, a partir das 21 horas, a ComCausa estará em debate com Lucas Parenti – da Uniendo LATAM La Infancia Primero -, para uma avaliação da movimentação de 2021 e propostas para 2022. Será transmitido pelo Facebook.com/ComCausa.DH

14 dez | DebatePapo Bancos Comunitários de Desenvolvimento

Para celebrar o Dia Nacional da Economia Solidária (15), o economista Rogério Rocha falará sobre o tema na ComCausa no dia 14 de dezembro. Mestre em desenvolvimento e professor universitário, Rogério vai expor o funcionamento dos Bancos Comunitários. Será a partir das 11 horas na Casa da da ComCausa > Rua Pedro Antônio Pereira 20 – Moquetá – Nova Iguaçu e transmitido pelo Facebook.com/ComCausa.DH

14 dez | Café no Ponto Pela Nossa Arte nas Ruas

No dia 14 de dezembro, terça-feira 19 horas, haverá um Café no Ponto Pela Nossa Arte nas Ruas com Marcos Gayoso, do Coletivo Santa Arte, e o Conselheiro Estadual de Cultura Wilson França. O tema será as normativas e investimentos necessários para a valorização das pessoas que promovem a cultura nas ruas e transportes públicos do Rio de Janeiro. Será na Casa da da ComCausa > Rua Pedro Antônio Pereira 20 – Moquetá – Nova Iguaçu e transmitido pelo Facebook.com/ComCausa.DH

15 dez | Troca de Saberes 100 anos Paulo Freire

No dia 10 de dezembro, haverá a retomada do projeto Troca de Saberes com os professores George Lau e Matheus Azevedo professores do Pré-vestibular social Paulo Freire. Neste encontro terá como tema os 100 anos de Paulo Freire. Será a partir das 11 horas na Casa da da ComCausa > Rua Pedro Antônio Pereira 20 – Moquetá – Nova Iguaçu e transmitido pelo Facebook.com/ComCausa.DH

15 dez | DebatePapo Evangelho, Juventude e Cultura

No dia 15 de dezembro, a partir das 15 horas, a ComCausa vai receber Loredanno Kawa para conversar sobre a religião evangélica, sua relação com resgate da juventude e relação com a cultura. O encontro será aberto na Casa da da ComCausa > Rua Pedro Antônio Pereira 20 – Moquetá – Nova Iguaçu e transmitido pelo Facebook.com/ComCausa.DH

16 dez | Rock ComCausa com filosofia e história

O professor Peter Sana estará com o grupo Modo InSana para uma apresentação musical do Rock ComCausa, intercalando exposições sobre filosofia e história. Será dia 16 de dezembro e é abertoa ao público partir das 19 horas na Casa da da ComCausa > Rua Pedro Antônio Pereira 20 – Moquetá – Nova Iguaçu e transmitido pelo Facebook.com/ComCausa.DH

17 dez | Roda cultural na Praça dos Direitos Humanos

A ComCausa, em parceria com BXD no Foco e a Só Cria Produções – que promove a Roda da Via,- promoverão o retorno da Roda da Via na Praça dos Direitos Humanos no dia 17 de dezembro. A atividade vai se inicair as 14 horas com uma eira solidária, com o encontro cultura a partir das 19 horas. A finalidade é retomada das atividades no espaço e a promoção cultural na Baixada. A praça fica na Via Light, próximo da Policia Federal, no centro de Nova Iguaçu.

18 dez | ComCausa e líderes religiosos promovem ato inter-religioso

A ComCausa estará com líderes religiosos para promover um Ato Inter-religioso na Praça dos Direitos Humanos em Nova Iguaçu. Começará as 9 horas da manhã do dia 18 de dezembro e tem objetivo de ocupar o espaço para promoção do diálogo, fé e paz. A Praça dos Direitos Humanos fica na Via Light, próximo da Policia Federal, no centro de Nova Iguaçu.

18 dez | Encontro LARP Nerd ComCausa

Para encerrar o ano Nerd ComCausa haverá no dia 18 de dezembro uma Oficina de Forja e um encontro LARP – usualmente chamado apenas de Live Action -, na Casa da ComCausa. O encontro acontecera a partir das 14 horas. A iniciativa é da ComCausa com os clãs Dragões do Império, Paladinus Aeternus, Trovões do Inferno. Será na Casa da da ComCausa > Rua Pedro Antônio Pereira 20 – Moquetá – Nova Iguaçu.

19 dez | Encerramento DebateQuim Nossa Cultura Arte de Rua

Para findar o ano, o Coletivo Santa Arte e a ComCausa promoverão uma confraternização com artistas e rua – entre outros grupos culturais da Baixada -, para um celebração de encerramento. A festa será aberta dia 19 de dezembro a partir das 14 horas na Casa da ComCausa > Rua Pedro Antônio Pereira 20 – Moquetá – Nova Iguaçu.

21 dez | Encontro no Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente

Nos dia 21 de dezembro, a partir das 9 horas a ComCausa estará no Naca – Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente – em São João de Meriti. A iniciativa é por conta da rearticulação da Rede Criança Baixada. o NACA fica na Av Automóvel Clube 63 – Vila São João, São João de Meriti (Obs.: Esta agenda era originalmente do dia 13 que foi remarcada para dia 21).

Apoio:

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Ligia Lira

Repórter, Militante e colaboradora da ComCausa