Julgamento das Juntas: Uma memória viva da justiça contra a ditadura
História: O filme é contado do ponto de vista do promotor Julio César Strassera, interpretado pelo consagrado ator Ricardo Darín, e se passa no ano mencionado no título, em 1985, pouco tempo após o fim da ditadura em 1983 e um lento julgamento militar que tomou meses em 1984. A demora leva o governo a instaurar um processo civil contra o alto escalão envolvido na ditadura, liderado pelo relutante promotor de justiça Julio Strassera (Ricardo Darín). Inicialmente nem mesmo Strassera acredita na ação e ninguém deseja se envolver no processo, levando-o a procurar a ajuda de uma equipe de advogados mais jovens, entre eles o copromotor Luis Moreno Ocampo (papel de Peter Lanzani).
O filme alterna entre as dificuldades de construir um caso contra os militares, testemunhos viscerais nos tribunais e momentos de tensão na vida de Strassera e sua família, que se tornam alvo de ameaças. O processo, que se tornou conhecido como Julgamento das Juntas, foi o primeiro tribunal civil que condenou uma ditadura militar.
Elenco:O protagonista Julio Strassera é interpretado por Ricardo Darín, conhecido pelo filme O Segredo dos Seus Olhos, vencedor do prêmio Goya por Truman. Nos tribunais, ele é acompanhado por Peter Lanzani que interpreta o copromotor Luis Moreno Ocampo. Peter é um ator e cantor bastante conhecido no país por sua carreira mirim na versão de 2006 de Chiquititas Sin Fin na Argentina.
| Portal C3 | Portal C3 Oficial