Brasília

Lula inclui três personalidades negras no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria

Três novas leis foram sancionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de 2024, homenageando três personalidades negras que marcaram a história e a cultura do Brasil.

As Leis nº 14.793, nº 14.795 e 14.800/24 incluem no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria os nomes de Luiz Gonzaga, o rei do baião, os Lanceiros Negros, combatentes da Revolução Farroupilha, e Abdias do Nascimento, um dos maiores ativistas do movimento negro brasileiro.

As leis foram publicadas no Diário Oficial da União nos dias 8 e 9 de janeiro de 2024, após articulação do Ministério da Igualdade Racial, que busca valorizar e preservar a memória de figuras negras que contribuíram para a formação da identidade nacional.

O Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria foi criado em 1992 para registrar os nomes de pessoas ou grupos que se destacaram na defesa e na construção do país, com dedicação e heroísmo. O livro é feito de aço e está guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. Entre os homenageados estão Zumbi dos Palmares, Dandara dos Palmares, Luís Gama, Maria Felipa, André Rebouças, Antonieta de Barros e outros.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.