Brasília

MDHC divulgou ações para a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade

No domingo (3), o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi comemorado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). A Pasta aproveitou a ocasião para reafirmar seus compromissos com a causa e divulgou uma série de ações positivas para a inclusão dessas pessoas na sociedade.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre as dificuldades enfrentadas por essa população, além de defender os direitos humanos e mostrar as conquistas das pessoas com deficiência.

Essas dificuldades são grandes e reais: o relatório divulgado em outubro deste ano pelo MDHC, baseado em dados de diversas fontes do governo federal, mostra que a taxa de analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos com deficiência (19,5%) é muito maior do que a das pessoas com mais de 15 anos sem deficiência (4,1%).

No âmbito do mercado de trabalho, a situação é novamente desfavorável: em todas as faixas etárias, as pessoas com deficiência têm menor taxa de participação na força de trabalho e de ocupação do que as pessoas sem deficiência. Na faixa de 30 a 49 anos, por exemplo, a proporção de pessoas com deficiência na força de trabalho é de cerca de 50%, enquanto entre as pessoas sem deficiência é de cerca de 80%.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania realizou várias ações e iniciativas nos últimos 11 meses para promover os direitos das quase 19 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil. Entre os avanços, destacam-se a construção da Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência e o lançamento do Novo Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.