Brasil

Ministério dos Direitos Humanos convoca docentes para integrar Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) anunciou a abertura de um edital para a seleção de professores da educação básica, do ensino superior, além de representantes de entidades da sociedade civil e movimentos sociais com relevante atuação na área de Educação e Cultura em Direitos Humanos (EDH).

O objetivo é formar o Comitê Nacional de Educação e Cultura em Direitos Humanos (CNECDH) para o biênio 2024-2025. Os membros terão um mandato de dois anos, com a possibilidade de recondução.

O comitê será composto por dois representantes da educação básica, dois do ensino superior e quatro representantes de entidades da sociedade civil e movimentos sociais, estes últimos indicados pelas próprias organizações. É requisito que cada representante, tanto da educação básica quanto do ensino superior, tenha no mínimo cinco anos de experiência comprovada na área de EDH.

Requisitos

Professores do ensino básico e superior interessados deverão comprovar a experiência profissional na área – além de formação acadêmica, formação complementar, vínculo de trabalho efetivo e exercício da docência em sala de aula no tema.

Para as entidades da sociedade civil, é necessário, além de atestar o tempo de atuação, cumprir no mínimo dois dos itens classificatórios presentes no edital, e comprovar atuação em âmbito nacional – ou no mínimo em duas regiões do Brasil – na área de EDH, há, no mínimo, cinco anos.

Inscrições

Toda a documentação exigida pelo edital deverá ser encaminhada, até o dia 6 de junho, em formato digital para o e-mail: [email protected], com o assunto “Comissão de Seleção do CNECDH”, aos cuidados da Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos/MDHC. O resultado da análise dos requisitos e convocação automática para apresentação e a formalização do contrato está prevista para o dia 8 de julho.

Sobre o comitê

Instituído no final de 2023, o colegiado será formado por 21 representantes entre membros de oito ministérios, professores da educação básica e superior, movimentos sociais e especialistas. O grupo irá assessorar a formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de educação e cultura em direitos humanos. O comitê terá ainda o objetivo de subsidiar a implementação, a divulgação, o monitoramento e a avaliação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

Fonte: MDHC.

| Editoração Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.