Notícias

Morre José Murilo de Carvalho historiador e membro da ABL

O historiador e membro ilustre da Academia Brasileira de Letras (ABL), José Murilo de Carvalho, faleceu na madrugada deste domingo (13) na cidade do Rio de Janeiro. Ele contava com 83 anos de idade e estava internado no Hospital Samaritano devido à Covid-19.

José Murilo de Carvalho, um dos preeminentes historiadores e pensadores do Brasil, era natural de Minas Gerais. Possuía iniciar-se em sociologia e política pela UFMG, além de um mestrado em ciência política pela Universidade de Stanford, na Califórnia, onde defendeu uma tese sobre o período do Império Brasileiro.

Sua trajetória acadêmica incluiu cargas de professor e pesquisador visitante em diversas instituições de renome internacional, como as universidades de Oxford, Leiden, Stanford, Irvine e Londres, assim como no Instituto de Estudos Avançados de Princeton e na Fundação Ortega y Gasset em Madrid.

Além disso, foi homenageado como professor emérito da UFRJ e pesquisador emérito do CNPq. Ele conquistou a posição de membro da ABL em 2004, ocupando a cadeira de número 5, e também era membro da Academia Brasileira de Ciências.

José Murilo de Carvalho deixou um legado literário substancial, tendo escrito 19 livros notáveis, incluindo obras como “A Formação das Almas”, “A Cidadania no Brasil” e “Os Bestializados”.

O velório autônomo às 9h da manhã desta segunda-feira (14) na sede da ABL, localizada no Centro do Rio de Janeiro. Em sequência, às 13h, ocorreu o sepultamento do historiador no mausoléu da ABL, situado no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul da cidade.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa