CampanhasNerd ComCausa

Um ano da Morte do quadrinista Carlos Pacheco

No dia 09 de novembro, nos deixou o quadrinista Carlos Pacheco, artista e escritor de diversas HQs da Marvel como Avangers Forever, X-Men, Quarteto Fantástico e da incrível LJA/SJA: Vícios e Virtudes, com roteiro de David S. Goyer e Geoff Johns e arte-final: Jesús Meriño.

Pacheco sofria de esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa que enfraquece os músculos e que já o havia afastado da sua arte. Ele morre próximo ao seu aniversário de 60 anos.

Iniciou sua jornada como artista da Nona Arte desenhando capas e pôsteres para as edições em espanhol da Marvel, lançadas pela Editorial Planeta-DeAgostini. Nos 1990, fez a transição ao mercado americano em título como Bishop, da Marvel, e estreou seu trabalho para a DC na fase do Flash com o roteirista Mark Waid. Embora tenha sido desenhista de fases importantes de X-Men e de graphic novels como JLA/JSA: Virtue and Vice, Pacheco continuou se destacando também como capista.

A Marvel se despediu com uma homenagem nas redes sociais:

“Lamentamos a perda de uma parte querida da família Marvel, quadrinista e escritor Carlos Pacheco. Seu legado de designs icônicos e narrativas como Avengers Forever, Quarteto Fantástico, X-Men, Excalibur, Capitão América e muito mais serão lembrados. Nossos pensamentos estão com seus entes queridos”.

A DC Comics também se despede nas redes:

“Carlos Pacheco foi um artista visionário cujas contribuições para os legados de Superman, Lanterna Verde e JLA/JSA terão um impacto duradouro na indústria. A DC oferece suas sinceras condolências à sua família, amigos, fãs e muitos colaboradores.”

| Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

Alexandre Paiva

Professor de História e colaborador da ComCausa