Baixada FluminenseNova Iguaçu

Nova Iguaçu divulga balanços de castração, vacinação e adoção de animais

Nesta quarta-feira (4), em comemoração ao Dia Mundial dos Animais, a Prefeitura de Nova Iguaçu divulgou o balanço do primeiro semestre do programa de atendimento gratuito para castração de cães e gatos no município. O serviço, iniciado no início do ano, já apresenta resultados significativos, com 1.074 animais castrados e 2600 tutores agendados entre janeiro e junho.

Essa iniciativa é possível graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Governo (SEMUG), por meio da Assessoria Especial de Proteção Animal, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), a Clínica Veterinária da Universidade Iguaçu (UNIG) e o Hospital Veterinário da Estácio.

A meta inicial da Assessoria Especial de Proteção Animal era castrar 4.800 cães e gatos ao longo do ano, mas até o momento, apenas 22% da meta foi alcançada. Isso se deve, em grande parte, ao número de faltosos após o agendamento para a castração. Cada tutor, em média, leva três animais para atendimento.

A prefeitura de Nova Iguaçu enfatizou a importância do projeto de castração para a saúde dos animais. Ela destacou que algumas restrições à castração estão relacionadas à idade e ao peso dos animais, mas também ressaltou que os tutores são orientados sobre os cuidados necessários para que seus pets possam, posteriormente, serem castrados.

Além da castração, a Prefeitura de Nova Iguaçu oferece o serviço de vacinação antirrábica de forma gratuita, com a campanha em andamento desde 16 de setembro até 21 de outubro. Os primeiros sábados da campanha já imunizaram 41.572 animais contra a raiva em diferentes pontos do município. A expectativa é vacinar pelo menos 20 mil cães e gatos no próximo sábado (7), atingindo a meta estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).

Além desses serviços, a Prefeitura iniciou em 2023 a Feira Municipal de Adoção de Animais, em parceria com protetores independentes. Até o momento, 50 cães e gatos encontraram novos lares através dessa iniciativa. Os animais adotados são monitorados nos meses seguintes para garantir que estão recebendo os cuidados adequados.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa