Nova Iguaçu

Nova Iguaçu inicia campanha de enfrentamento à dengue

A Prefeitura de Nova Iguaçu está intensificando as ações de prevenção e combate à dengue, uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

A partir de segunda-feira (11), equipes da Superintendência de Vigilância Ambiental em Saúde (SUVAM) da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) vão visitar os principais pontos da cidade para alertar a população sobre os riscos e as formas de evitar a proliferação do inseto.

A Praça Rui Barbosa, o Calçadão, a Estação de Nova Iguaçu, a Via Light (Nilo Peçanha) e o terminal rodoviário, no Centro, serão os primeiros locais a receber as atividades educativas.

Os Agentes de Combate a Endemias também vão percorrer as residências para verificar se há focos do mosquito e aplicar larvicidas em locais que possam acumular água parada, como pneus, caixas d’água, vasos de plantas e outros recipientes. Além disso, eles vão orientar os moradores sobre a importância de dedicar 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros e manter suas casas protegidas.

Segundo o secretário municipal de saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, o plano de enfrentamento à dengue foi elaborado com base nos dados fornecidos pelos Agentes de Combate a Endemias. De janeiro a outubro deste ano, Nova Iguaçu registrou 371 casos de dengue.

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode causar febre, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, manchas vermelhas na pele e, em alguns casos, complicações graves que podem levar à morte. É de extrema importância eliminar os possíveis criadouros do mosquito, como recipientes que acumulam água parada, pneus velhos, garrafas, vasos de plantas, entre outros.

Também é recomendável usar repelente e roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente em áreas de maior risco de transmissão. A prevenção da dengue é uma responsabilidade de todos, pois além de evitar o sofrimento próprio e de seus familiares, também contribui para reduzir a circulação do vírus e proteger a saúde pública.

Confira abaixo o cronograma completo das ações:

11 a 15 de dezembro
Centro I
Praça Rui Barbosa
Calçadão
Via Light (Nilo Peçanha)
Rodoviária
Centro II
Largo do Rancho Novo
Praça da Viga
Estrada do Iguaçu
Jardim Tropical

13 a 15 de dezembro
Cabuçu
Praça de Cabuçu
Praça do Valverde
Palhada

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.