DestaqueRio de Janeiro

Operação da Polícia Militar na Maré resulta em prisões e apreensões e Sargento do BOPE morre em confronto

O Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar informpu que prendeu 15 criminosos, incluindo dois feridos, e apreendeu 11 fuzis, três pistolas, uma espingarda calibre 12 e uma grande quantidade de entorpecentes durante uma operação no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

A ação, realizada na manhã desta terça-feira (11/06), tinha como objetivo localizar e prender criminosos envolvidos em roubos nas vias expressas da região. Durante o patrulhamento em busca dos esconderijos das lideranças do grupo criminoso, policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foram atacados por homens armados.

No confronto, o sargento Jorge Henrique Galdino da Cruz, conhecido como J. Cruz, de 32 anos, e Rafael Dias Holfgramm outro policial foram baleados. Ambos foram socorridos e levados ao Hospital Federal de Bonsucesso. Infelizmente, o sargento J. Cruz não resistiu aos ferimentos e faleceu pouco após sua chegada ao hospital. O segundo policial ferido passou por cirurgia e encontra-se em estado estável.

J. Cruz ingressou na Polícia Militar em 2011 e deixa esposa e três filhos. Até o momento, não há confirmação sobre o horário e local de seu sepultamento.

Os PMs foram atacados ao se aproximarem do esconderijo de Thiago da Silva Folly, conhecido como TH da Maré, segundo na hierarquia do tráfico na região controlada pela facção Terceiro Comando Puro (TCP). TH é considerado foragido da Justiça. Os sargentos estavam em uma rua da Favela do Timbau, quando foram surpreendidos por um grupo de homens armados que protegeriam o traficante.

A Polícia Militar lamentou a morte do sargento em suas redes siciais: “Lamentamos profundamente a morte do Sargento J. Cruz, lotado no Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), ocorrida durante uma ação do Comando de Operações Especiais (COE) na manhã desta terça-feira (11/06) em comunidades do Complexo da Maré, na Zona Norte da capital.”

A Delegacia de Homicídios da Capital investigará a morte do PM. Durante a operação, que abrangeu as comunidades Vila dos Pinheiros, Timbau, Vila do João e Baixa do Sapateiro, dois suspeitos foram baleados e morreram após serem levados ao hospital. A polícia apreendeu seis carros roubados, duas motocicletas, quatro fuzis e uma quantidade de drogas, além de deter duas pessoas.

Os criminosos chegaram a fechar a Linha Vermelha e a Avenida Brasil, incendiando um ônibus na pista sentido Zona Oeste, próximo à entrada da Vila do João.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) homenageou o Sargento J. Cruz, que foi morto em confronto com criminosos durante operação no Complexo da Maré. Ele era morador de Campo Grande, na Baixada Fluminense e deixou esposa e filhos.

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

 

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa