Notícias

Padre Júlio Lancellotti recebe medalha da Ordem do Mérito

O padre Júlio Lancellotti, renomado coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, foi agraciado neste último domingo (24) com a distinta medalha da Ordem do Mérito, no Grau Grã-Cruz. Esta prestigiosa honraria, concedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem por objetivo homenagear pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao país e aos brasileiros na área da Justiça.

“Esse trabalho social é um trabalho de justiça e um trabalho de segurança pública, porque só existe segurança pública quando há plenitude de direitos para todos. Não há possibilidade de nós termos segurança na sociedade apenas com a ideia de que a polícia vai resolver tudo. Não vai. Não há paz sem justiça”, destacou o ministro da Justiça, Flávio Dino, durante a cerimônia, realizada em uma capela na zona leste da capital paulista.

A decisão de conferir esta distinção ao padre Júlio Lancellotti surgiu em meio a questões delicadas, conforme revelado pelo ministro da Justiça. Em agosto, veio à tona uma notícia perturbadora de que o padre estava enfrentando ameaças. Nesse contexto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou o desejo de homenagear o religioso, uma iniciativa que o ministro da Justiça, Dino, simplesmente acatou.

Além disso, a celebração com a presença do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Sílvio Almeida, que enfatizou a importância da atuação incansável de Lancellotti como um verdadeiro “farol” para as ações de sua pasta. “Toda vez que a gente no ministério acha que vai perder o rumo, a gente pensa ‘o que o padre Júlio Lancellotti faria nesse caso’”, destacou em breve discurso.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa