Nova Iguaçu

Prefeitura de Nova Iguaçu forma primeira turma de Guardas Municipais

A Prefeitura de Nova Iguaçu celebrou nesta quinta-feira (16) a formatura de sua primeira turma de guardas municipais. Vinculados à Secretaria de Segurança Pública (SEMSEG), os 31 novos guardas participaram da cerimônia no Paço Municipal, na presença de diversas autoridades locais. Dentro de um mês, uma nova turma de 37 alunos iniciará o treinamento.

A previsão é que os guardas recém-formados comecem a atuar nas ruas da cidade até junho, enquanto a segunda turma deve estar em serviço até setembro. A primeira equipe, composta por 23 homens e oito mulheres, passará por um estágio de cinco dias no Batalhão de Choque da Polícia Militar, no Centro do Rio, onde receberão instruções sobre controle de multidões. Posteriormente, seguirão para um período de aperfeiçoamento com a Guarda Municipal do Rio de Janeiro.

Os guardas foram treinados para usar armamentos não letais, como armas de choque, gás de pimenta e bastões. Eles serão responsáveis pelo patrulhamento de ruas, praças, prédios públicos e, principalmente, escolas municipais. Além disso, será criado um grupamento de choque para atuar em situações emergenciais até a chegada da Polícia Militar. Durante o curso de formação, os agentes tiveram aulas de direitos humanos e defesa pessoal.

A criação da Guarda Municipal de Nova Iguaçu foi concretizada após quase cinco anos de espera. O edital do concurso foi publicado em 2019, e a prova estava programada para março de 2020. No entanto, a pandemia de Covid-19 adiou o processo, que só pôde ser realizado em 2022. Os candidatos aprovados passaram por teste de aptidão física, exames médicos e psicológicos, além de uma pesquisa social.

Imagem de capa: Prefeitura de Nova Iguaçu.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa