Brasil

MDHC realizou uma cerimônia pelo Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) promoveu uma cerimônia em comemoração ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento faz parte da campanha 18M, que adota o lema “Quebre o ciclo da violência”. Durante a semana, diversas ações foram realizadas, incluindo o lançamento de três cursos para capacitação de profissionais e gestores na proteção dos direitos infantojuvenis.

A campanha 18M visa sensibilizar a sociedade brasileira para o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, reunindo diversas instituições parceiras. A secretária-executiva do MDHC, Rita Oliveira, enfatizou a importância da conscientização pública no enfrentamento do abuso e exploração sexual de menores.

“Todos os anos, nos unimos no 18M, uma histórica colaboração entre o governo federal e a sociedade civil, para destacar a importância de defender os direitos das crianças e adolescentes e assegurar-lhes uma vida plena, segura e livre de violência”, afirmou.

Ela garantiu que, em parceria com o Conanda, o MDHC desenvolverá uma estratégia nacional para enfrentar essas violações, com foco em negligência e abandono, violência psicológica e violência física.

O secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Vieira, ressaltou a importância da participação da sociedade civil e dos órgãos governamentais na definição de políticas públicas nessa área.

“Temos a obrigação, junto com parceiros, ministérios e organizações, de alocar recursos nos territórios para enfrentar essa questão histórica, visando consolidar uma política pública de combate ao abuso, exploração e violência sexual”, explicou.

Na cerimônia, também foi assinada uma portaria para reestruturar o formulário de denúncias de violência contra crianças e adolescentes no Disque 100.

Estiveram presentes, representantes dos ministérios do Turismo, da Justiça e Segurança Pública, da Educação, das Mulheres, e do Comitê de Participação de Adolescentes do Conanda, além da presidente do colegiado, Marina De Pol Poniwas.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa