BrasilEsportes

Brasil é escolhido como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A FIFA confirmou que o Brasil será o país anfitrião da Copa do Mundo Feminina de 2027. O anúncio foi feito na madrugada desta sexta-feira (17), durante o Congresso da federação realizado em Bangkok, Tailândia.

Esta será a primeira vez que a América do Sul receberá o torneio. A proposta brasileira incluía o uso de 10 estádios que sediaram a Copa de 2014, com a abertura e a final previstas para o Maracanã. O Brasil já acolheu duas edições da Copa do Mundo masculina, em 1950 e 2014. A edição mais recente da Copa do Mundo Feminina ocorreu na Austrália e na Nova Zelândia, em agosto de 2023, e teve a Espanha como vencedora. O Brasil foi eliminado na fase de grupos.

Com o slogan “Uma Escolha Natural”, a candidatura brasileira contou com o apoio do Governo Federal, que criou um grupo de trabalho em outubro de 2023 para avaliar os requisitos necessários. Em fevereiro deste ano, uma equipe de especialistas visitou o Brasil para uma inspeção técnica, e o país recebeu nota 4 em uma escala de 5. A candidatura europeia obteve nota 3,7.

A candidatura do Brasil superou uma proposta conjunta da Bélgica, Alemanha e Holanda. Estados Unidos e México haviam desistido da disputa em abril deste ano. Na votação realizada nesta sexta-feira, o Brasil obteve 119 votos contra 78 da candidatura europeia. Durante o congresso, cada comitiva teve 15 minutos para apresentar suas propostas, e o Brasil destacou questões como sustentabilidade, desenvolvimento do esporte, liderança feminina no futebol e direitos das mulheres.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa