Rio de Janeiro

Prefeitura do Rio iniciou a Campanha de Vacinação contra a Dengue

A vacinação contra a dengue teve início na sexta-feira (23) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro, seguindo um cronograma escalonado voltado para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

As datas para as outras faixas etárias serão anunciadas nos próximos dias, a vacina está disponível em todas as 238 unidades de Atenção Primária do município, a partir das 14h. Para receber a vacina, os menores de idade devem estar acompanhados por um responsável e apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento.

O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. A seleção da faixa etária para a campanha foi baseada no maior risco de hospitalização pela doença, conforme indicação do Ministério da Saúde.

A meta é vacinar todas as 354 mil crianças e adolescentes dentro dessa faixa etária residentes na cidade do Rio de Janeiro, incluindo aqueles que já tiveram dengue. No entanto, gestantes, lactantes, pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, e indivíduos com hipersensibilidade aos componentes da vacina estão excluídos da campanha. Aqueles que recentemente contraíram dengue devem aguardar seis meses após o início dos sintomas para receber a vacina, enquanto aqueles com sintomas atuais da doença devem buscar atendimento médico antes de serem vacinados.

A SMS enfatiza a segurança e eficácia da vacina contra a dengue, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa iniciativa integra o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal, com o Brasil sendo o primeiro país a incorporar o imunizante à rede pública de saúde. O município do Rio de Janeiro recebeu 141.710 doses da vacina na quinta-feira (22) e espera novas remessas nas próximas semanas, conforme o cronograma do Ministério da Saúde.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.