DestaqueNotícias

Problemas para acessar o aplicativo do WhatsApp

Nesta quarta-feira (19), milhares de usuários do aplicativo de mensagens WhatsApp relataram dificuldades em acessar e enviar mensagens através da plataforma. O problema parece ter afetado usuários em todo o mundo, gerando uma onda de reclamações no Downdetector, site especializado em rastrear falhas em softwares e aplicativos online.

De acordo com dados fornecidos pelo Downdetector, até às 17h40 no horário de Brasília, mais de 30 mil relatórios de problemas com o WhatsApp foram registrados, com usuários apontando dificuldades no envio e recebimento de mensagens. No entanto, o Downdetector também observou que outros aplicativos pertencentes à empresa Meta, como o Instagram e o Facebook, não apresentaram qualquer falha durante o período.

Usuários do mundo todo utilizaram as redes sociais para compartilhar suas experiências e frustrações com o WhatsApp. Relatos apontavam desde dificuldades de acesso ao aplicativo até problemas com o envio e recebimento de mensagens, tanto em conexões móveis quanto em redes Wi-Fi.

A empresa proprietária do WhatsApp, Meta (anteriormente conhecida como Facebook, Inc.), ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido. Até o momento, não foram fornecidas informações sobre a causa exata dos problemas que afetaram a plataforma de mensagens em tão grande escala.

Downdetector é uma ferramenta popular entre os usuários para verificar se uma interrupção de serviço é generalizada ou se está limitada a uma área ou região específica. O site funciona como uma plataforma onde os usuários podem relatar problemas e interrupções em aplicativos e serviços, permitindo que outros usuários verifiquem se o problema é amplo ou localizado.

Enquanto os usuários aguardam por uma posição oficial da Meta, muitos especulam sobre as possíveis causas do incidente. Entre as hipóteses levantadas estão falhas na infraestrutura do WhatsApp, problemas em servidores ou até mesmo ataques cibernéticos.

Enquanto a situação permanece incerta, a recomendação para os usuários é aguardar o pronunciamento oficial da empresa e, caso seja necessário, buscar por atualizações sobre o status dos serviços por meio das redes sociais da plataforma ou de veículos de notícias confiáveis.

Até que a questão seja resolvida, muitos usuários podem buscar alternativas temporárias para a comunicação, como o uso de outros aplicativos de mensagens ou recorrer a meios tradicionais, como telefonemas e mensagens de texto via SMS.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa