Campanhas

Rio de Janeiro cria o Dia Estadual da Teologia da Libertação

O governador do Rio de Janeiro, sancionou um projeto de lei proposto pelos deputados Verônica Lima (PT), Marina do MST (PT), Carlos Minc (PSB) e Professor Josemar (PSOL), que institui o dia 14 de dezembro como o Dia da Teologia da Libertação no estado. A Lei 10.295/24 foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro em 14 de março de 2024.

A Teologia da Libertação (TL) nasce na década de 1960 como uma resposta da Igreja na América Latina à opção preferencial pelos pobres e pessoal por Jesus Cristo.

A escolha do dia 14 de dezembro se dá em razão do nascimento de Leonardo Boff, conhecido como um dos grandes teólogos da TL no Brasil.

Na justificativa do projeto, os parlamentares alegam que a TL “é um movimento espiritualista e religioso que tem como objetivo o resgate dos ensinamentos de Jesus Cristo como o libertador de injustas condições sociais, políticas e econômicas”.

“A ideia de abordar as grandes questões e problemas globais a partir de uma perspectiva cristã ganhou muitos adeptos, penetrando no imaginário popular e refletindo nos debates sobre a superação das condições de pobreza e subdesenvolvimento, principalmente no continente latino-americano”, diz outro trecho da proposta.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa