Campanhas

Rolando Boldrin uma vida dedicada à cultura brasileira

Rolando Boldrin, um dos grandes nomes da cultura brasileira, faleceu em 9 de novembro de 2022, aos 86 anos, após uma carreira de mais de seis décadas dedicada à atuação, composição, canto e apresentação. Boldrin deixou um legado significativo, especialmente para a música caipira.

Nascido em São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo, em 22 de outubro de 1936, Boldrin era o filho de uma família humilde e tinha onze irmãos. Aprendeu a tocar viola na infância e, aos doze anos, formou uma dupla musical com seu irmão. Conhecidos como Boy e Formiga, eles ganharam reconhecimento na rádio local.

Aos 16 anos, Boldrin se mudou para a cidade de São Paulo em busca de novas oportunidades. Trabalhou como sapateiro, garçom e frentista antes de retomar sua carreira artística.

Em 1960, Boldrin participou do disco da cantora Lurdinha Pereira, que mais tarde se tornaria sua esposa. Seu primeiro disco solo, “O Cantadô”, foi lançado em 1974. No entanto, sua carreira na televisão começou ainda na década de 50 na TV Tupi, onde contracenou com nomes importantes como Laura Cardoso e Lima Duarte. Ao longo da vida, Boldrin participou de cerca de 30 novelas, cinco filmes e várias peças de teatro.

Boldrin se tornou apresentador nos anos 80 com o programa “Som Brasil”, da TV Globo. Posteriormente apresentou “Empório Brasil” e “Empório Brasileiro”, no SBT e Rede Bandeirantes, respectivamente.

Em 2005, inaugurou o programa “Sr. Brasil”, apresentado pela TV Cultura até o fim de sua vida. O programa tinha um formato único em que Boldrin contava histórias e apresentava cantores e compositores que valorizavam a cultura popular brasileira.

Em seu site oficial, Boldrin afirmava: “Sou fundamentalmente um ator; esse tem sido meu trabalho a vida inteira; radioator, ator de novela, de teatro, de cinema, um ator que canta, declama poesias e conta histórias.”

Boldrin foi internado no Hospital Albert Einstein por dois meses antes de sua morte por insuficiência cardíaca e renal. Sua esposa, Patrícia Maia Boldrin, compartilhou uma mensagem emocionante em suas redes sociais: “O amor da minha vida voltou para casa. Foi o melhor ser humano que eu conheci. Sou grata por compartilhar com ele os melhores momentos da minha vida. Meu amor, vai em paz”.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa