NotíciasRio de Janeiro

UERJ faz novas alterações ao calendário do vestibular 2021

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) alterou novamente o seu calendário, adiando o seu único exame do vestibular estadual 2021, do dia 2 de maio para 18 de julho.

A decisão foi tomada em função do agravamento da pandemia de Covid-19, que vem sofrendo um aumento recorde de mortes diárias. Tal medida foi implementada de acordo com as projeções negativas das autoridades sanitárias, e das instituições científicas, que constatou não ser seguro aplicar a prova no atual momento da pandemia.

A Universidade relatou também, em seu pronunciamento, que não haveriam alterações no edital. Além disso, o prazo para inscrições de escolha do curso foi reaberto, dando assim uma oportunidade para candidatos que perderam o prazo. O sistema foi reaberto nesta quarta-feira(14) e permanecerá aberto até o domingo (18). Aos candidatos que optaram concorrer pelo sistema de cotas, também poderão enviar os documentos exigidos pelos edital dentro desse mesmo período. O acesso deve ser feito pelo site da universidade.

Objetivo da universidade é que os estudantes ingressem na graduação durante o segundo semestre desse ano. Com isso, a prova que será realizada no dia 18 de julho, e terá o formato de apenas um exame de qualificação, que é composto por questões objetivas e uma redação. Serão oferecidas 5.731 vagas para cursos de graduação.

A prova seguirá o modelo de 60 questões de múltipla escolha relacionadas às seguintes disciplinas: linguagem portuguesa e literatura, matemática, língua estrangeira, física, química, biologia, história e geografia. O conteúdo cobrado também inclui a leitura do livro “Triste fim de Policarpo Quaresma”, do escritor Lima Barreto. Já para a redação, a obra de referência é “1984”, de George Orwell. A aplicação da prova terá a duração de cinco horas.

Outras informações como o local e o horário da realização das provas serão divulgados na página do participante no site da Uerj. Também ainda não foram divulgadas as datas que anunciarão o resultado final.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa | Jovens Jornalistas pelos Direitos da Mulher

___________

Maria Fernanda

 

 

 

 

Maria Fernanda é graduanda em jornalismo pela UERJ e colaboradora da ComCausa.

Comunicando ComCausa

Projeto Ponto de Cultura e Mídia Livre da ComCausa.