Baixada FluminenseCampanhasDestaque

Dia do Tombamento do Conjunto Urbano da antiga Vila de Iguassú

Hoje, 8 de abril, comemoramos o Dia do Tombamento do Conjunto Urbano da antiga Vila de Iguassú pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – Inepac/RJ. O tombamento foi solicitado por membros do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu, destacando-se os professores Waldique Pereira, Ruy Afrânio Peixoto e Ney Alberto Gonçalves de Barros.

Mesmo com o tombamento estadual, o sítio histórico continuou sofrendo com a omissão e o descaso das autoridades municipais que deveriam ter cuidado de sua preservação. Somente em 2019, depois de muitas décadas de abandono, a então gestão da Prefeitura de Nova Iguaçu, muito pela iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de Nova Iguaçu, buscou elaborar uma ação para criar o Parque de Iguassú Velha com o objetivo da revitalização do espaço histórico para trazer o turismo para a região.

A iniciativa contou com o apoio do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), uma das primeira intervenções para o criar o Parque de Iguassú Velha foi em 2021, quando a torre sineira da igreja da Nossa Senhora da Piedade de Iguassú, construída em 1699, passou por uma revitalização.

Já em 2022, ano do Bicentenário da Independência do Brasil e de conclusão da Estrada Real do Comércio que partia da Vila de Iguassú, no dia 22 de junho foi publicado o Decreto 12.789 criando o Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, numa demonstração da disposição do poder público municipal de valorizar e preservar este importante patrimônio, berço histórico de toda Baixada Fluminense.

A elaboração do texto foi feita pela Secretaria Municipal de Cultura, sob a coordenação do secretário Marcus Monteiro, e contou com a colaboração do presidente da Câmara, Eduardo Reina Gomes de Oliveira, Dudu Reina.

“O objetivo da criação do Parque é preservar os remanescentes arquitetônicos, desenvolver pesquisas arqueológicas, preservar a paisagem cultural e revitalizar a antiga Vila de Iguassú”, explicou o secretário Marcus Monteiro.

Documentário

Também no dia de hoje, foi disponibilizado no Youtube o documentário: ‘200 Anos da Independência e o Protagonismo da Baixada Fluminense’, produzido por Cris Roque e Flávio Cardoso, que conta em um dos seus trechos um pouco da história da antiga Vila de Iguassú

Vila Iguassú

A ‘Vila Iguassú’ era uma grande província do Rio de Janeiro onde Dom João VI mandou construir a Estrada Real do Comércio ligando a Serra do Tinguá ao Rio Iguaçu, por onde chegavam as mercadorias de Minas Gerais. Parte desta estrada anda existe, principalmente destro da Reserva Biológica do Tinguá, conhecida como “Estrada do Ouro”.

Quem quiser visitar a ‘Vila Iguassú’, basta seguir pela Estrada Zumbi dos Palmares – que dá acesso ao centro do bairro de Tinguá, em Nova Iguaçu -, observar as placas e acessar uma via as margens da estrada que direita de quem segue para o centro de Tinguá.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa