Campanhas

Jornada: DebatePapo – Laço Branco e a prevenção da violência contra a mulher

A ComCausa vai promover o projeto DebatePapo: Laço Branco – A importância de ampliação de campanhas de prevenção da violência contra a mulher com os homens jovens. Que é uma atividade da Jornada de Direitos Humanos, nesta segunda-feira (05), às 19h, na sua sede.

Campanha do Laço Branco

A campanha do Laço Branco no Brasil é coordenada por uma Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG), grupo de entidades não-governamentais e grupos acadêmicos que atuam na área de Gênero, essa campanha tem como símbolo o laço branco e adota o lema “Jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente à essa violência”. 

Essa Campanha Tem como objetivo sensibilizar e mobilizar homens na luta contra a violência sofrida pelas mulheres, e teve como ponto de partida um fato no dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal, Canadá. Ele ordenou que os homens se retirassem da sala e gritando para as estudantes que permaneceram: “vocês são todas feministas!”, começou a atirar, assassinando a queima roupa, 14 mulheres. Em seguida, Lepine suicidou-se. O rapaz deixou uma carta, na qual afirmava que havia feito aquilo, porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino. 

O crime mobilizou a opinião pública de todo o país, gerando um amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência. Surgia assim a primeira campanha do Laço Branco, criada por homens, que elegeram como símbolo, o laço branco e adotaram como lema: “jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”. 

A partir desse acontecimento, o dia 25 de novembro foi proclamado pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), como o Dia Internacional de Erradicação da Violência Contra a Mulher. O dia 6 de dezembro foi escolhido para que a violência cometida contra aquelas estudantes canadenses não fosse esquecida e a Campanha do Laço Branco é uma maneira de homenagear aquelas mulheres brutalmente assassinadas apenas pelo fato de serem mulheres.  

Serviço: DebatePapo – DebatePapo: Laço Branco – A importância de ampliação de campanhas de prevenção da violência contra a mulher com os homens jovens

Todas as atividades são gratuitas, veja a programação da Jornada no Portal C3:

Programação da Jornada de Direitos Humanos da ComCausa

_________________________________

Jornada de Direitos Humanos da ComCausa

Todos os anos a ComCausa promove ou participa de uma série de atividades de promoção de uma Cultura de Direitos, sempre realizado no período do aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O objetivo da Jornada de Direitos Humanos da ComCausa é dar visibilidade às iniciativas e debates sobre valorização da vida e a consolidação dos direitos humanos na sociedade.

ComCausa inicia 15ª Jornada de Direitos Humanos

 

Em 2021, A ComCausa com apoio da Pastoral da Juventude da diocese de Nova Iguaçu a partir de um DebatePapo com Pe. Luciano, assessor religioso da PJ e do diálogo inter-religioso mediado pelo fundador da instituição Adriano Dias no dia da Campanha do Laço Branco pensou em um projeto com grupos de homens para se reunirem e pensar masculinidades para prevenção das violências sofridas pelas mulheres.

ComCausa recebeu Padre Luciano sobre masculinidades

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa 

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa