Notícias

Movimento negro promove ato em frente ao monumento de Zumbi dos Palmares

Representantes dos Movimentos negro se reuniram no domingo (20), Dia da Consciência Negra, na estatua de Zumbi dos Palmares, no Rio de Janeiro.

Data esta, para celebrar e pedir por igualdade racial. Dentre as falas se destacou o pedido pelo fim da violência policial com a população negra, pedido por igualdade no meio político e para que autoridades se manifestem em combate ao racismo.

Dentre as falas de representantes, se destacou a fala de Claudia Vitalino, represante do movimento Frente Favela Brasil e presidente licenciada da Unegro.

“Nó não podemos falar de nós, sem nós. Nós não queremos apenas um feriado a cada um ano, a nossa luta é nos 365 dias do ano. Que nós somos desrespeitados, que nossos filhos são executados. No Estado do Rio de Janeiro, 65% dos mortos em operações policiais, são negros.”

Claudia também falou a respeito do povo negro na política:

“Conseguimos 50% de cotas para eleger, e como é que os partidos colocaram esse dinheiro? Quantos nós conseguimos eleger? 30% de mulheres. Quantas mulheres estamos representando? Chega de todos falarem por nós mas não nos darmos as vozes. Servimos apenas para segurar faixa.”

O ato ocorreu durante todo o dia, começando às 10h e indo até as 18h. Tiveram diversas apresentações culturais, dentre elas, desfile de moda e o batismo do Afoxé Filhos de Angola. Dentro do espaço também havia uma feira cultural, com itens variados de moda africana e artesanato. E barracas de comidas.

Foi anunciado durante o ato que a prefeitura do Rio de Janeiro vai realocar a estátua do marinheiro João Candido, para a Praça Marechal Âncora, sendo assim mais um local de resistência da luta antirracista.

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.