Rio de Janeiro

Alerj assina convênio com faculdades públicas

A Alerj assisou um convênio com as faculdades públicas UFRRJ E UFRJ para elaborar uma nova matriz de insumo-produto (MIT), com apoio da Assessoria Fiscal da Casa.

O presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano, definiu essa matriz como ‘Uma poderosa ferramenta que permitirá pensar o futuro do Estado do Rio de Janeiro’.

A assinatura do convênio foi oficializada nesta última terça-feira (01/02) no Palácio Tiradentes.

Em 1996 foi o último ano Matriz de Insumo-Produto do estado foi elaborada em 1996. “Desde então, todo o planejamento socioeconômico vem sendo feito com base no ‘achismo’”, complementa Ceciliano.

Ceciliano destacou que a MIT estará incluída no Plano de Recuperação Fiscal, que foi aprovado no final de 2021.

Ele ressaltou a importância entre a parceira entre Legislativo fluminense  com as universidades públicas mais reipeitadas do país. “É preciso aproximar a ciência da política”, afirmou.

De acordo com o reitor da UFRRJ, a parceria com a ALERJ fortalece o papel de ensino, pesquisa e extensão em benefício da sociedade. “Quando ela se une aos poderes Legislativo e Executivo, ela se transforma em políticas públicas para mudar a vida da população”, destacou.

O objetivo da nova Matriz de Insumo-Produto será para fornecer uma visão precisa das relações dos setores da economia ao registrar os fluxos de bens e serviços e demonstrar as relações intersetoriais no estado.

Em 2023, quando estiver concluída, a MIT também irá permitir avaliar os reais impactos dos benefícios fiscais concedidos no estado para a geração de emprego e renda, especialmente em setores-chaves da economia do Rio, como mineração, refino de petróleo e energia elétrica.

Fonte: Alerj

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa