Rio de Janeiro

Alerj comemora o Mês Estadual da Mulher Empreendedora

Uma sessão solene para comemorar o Mês Estadual da Mulher Empreendedora, foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta segunda-feira (06).

O Mês Estadual da Mulher Empreendedora foi instituído por uma lei aprovada na Alerj e sancionada recentemente. A Deputada Tia Ju (Rep), autora da lei, presidiu o evento que contou com a participação de várias personalidades femininas para debater o assunto.

Segundo dados divulgados na solenidade, o Rio de Janeiro é o estado que tem a maior proporção de empreendedoras no Brasil: 38% dos negócios são comandados por mulheres (a média nacional é de 34,4%). Além disso, 53% das mulheres empreendedoras do estado são responsáveis pelo sustento da família. O Rio de Janeiro possui cerca de 941 mil empreendedoras (9,1% do total nacional), ficando atrás somente de Minas Gerais com mais de 980 mil (9,5%) e São Paulo com 2,4 milhões (23,9%).

Os desafios enfrentados pelas empreendedoras também foram discutidos no evento, com a exposição de dados que revelam o quanto as mulheres têm dificuldades para obter financiamento, com taxas de aprovação de crédito mais baixas do que os homens. Além disso, a disparidade salarial entre gêneros ainda é uma questão, impactando diretamente na capacidade de investimento e empreendedorismo das mulheres.

Participaram ainda do encontro: deputada federal Soraya Santos (PL)│a superintendente de Autonomia Econômica da Secretaria de Estado da Mulher, Karol Mendez│a subsecretária de Projetos Especiais, Fernanda Cursy│a presidente do Conselho Empresarial de Mulheres da Firjan, Carla Christina Fernandes Pinheiro│e a representante do décimo quinto Ofício de Notas, Fernanda Leitão.

Veja também:

Alerj cria o Mês da Mulher Empreendedora

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.