Rio de Janeiro

App de mototaxi criado pela Prefeitura começa a funcionar no Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, experimentou o aplicativo Moto.Rio, criado pela Prefeitura para facilitar as viagens de passageiros com mototaxistas, sem cobrar nada dos profissionais.

A Prefeitura do Rio tem como objetivo melhorar a qualidade do serviço e capacitar os mototaxistas. Será oferecido um curso de especialização, regulamentado pelo Contran. Os mototaxistas também terão apoio do município para colocar placas vermelhas nas motocicletas.

Também foram exigidas as certidões negativas criminais e a contratação de seguro para acidentes pessoais de passageiros. As motocicletas precisam estar em boas condições, ter cortador de linha de pipa acoplado, apoio lateral e traseiro para o passageiro. O mototaxista precisa usar um colete especial refletivo e, além de usar capacete, fornecer um capacete para o passageiro.

Depois do evento, o prefeito usou o aplicativo no celular para solicitar um mototaxista cadastrado no sistema e fazer a primeira viagem do Moto.Rio, Paes percorreu o caminho entre a quadra da escola de samba Acadêmicos da Rocinha e o Palácio da Cidade, sede social da Prefeitura do Rio.

Para se cadastrarem no app, os mototaxistas passaram por um processo para garantir a segurança própria e dos passageiros. Foram selecionados os profissionais maiores de 21 anos e com dois anos de experiência com a carteira de habilitação na categoria A (motocicletas).

O aplicativo já está funcionando em toda a cidade e pode ser instalado gratuitamente em smartphones com sistema Android. Em breve, também estará disponível para o sistema IOS.

O aplicativo para mototaxistas foi desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática (IplanRio), vinculada à Secretaria Municipal de Transformação Digital e Integridade (SMTDI), em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). O aplicativo funciona de forma semelhante ao Taxi.Rio, com opção do passageiro escolher percentuais do valor total da corrida.

Imagem de capa meramente ilustrativa.

¹Imagem de corpo: Beth Santos/Prefeitura do Rio

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.