Brasília

Ativista baiano Yuri Silva assume secretaria do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Yuri Silva, jornalista e pesquisador especializado em políticas de direitos humanos, e conhecido ativista do movimento negro na Bahia, foi nomeado secretário do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).

O ativista foi um dos integrantes da equipe de transição do governo Lula em novembro de 2022, onde atuou na coordenação do grupo de trabalho sobre igualdade racial. Antes de assumir o novo cargo, Yuri Silva dirigia a área de Políticas de Combate e Superação do Racismo na Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, dentro do mesmo ministério.

O novo secretário é reconhecido por seu ativismo em prol dos direitos das comunidades negras, LGBTQIA+ e dos direitos humanos. No movimento negro, Silva foi membro do Operativo Nacional da Convergência Negra, um fórum que reúne 14 organizações históricas do movimento negro brasileiro, como Unegro, Conen, CEN, MNU, APNs, Quilombação, UNALGBT, Raiz da Liberdade, Círculo Palmarino, Afro-Origem e ABPN.

Ele também coordenou e participou de projetos e programas operados por organizações da sociedade civil, financiados tanto pelo Governo da Bahia quanto pelo Governo Federal. Além disso, Silva colaborou com organizações internacionais na promoção dos direitos da população negra, na formação de jovens negros periféricos, no desenvolvimento econômico de empresários negros e de comunidades tradicionais de candomblé e quilombos, através de iniciativas como Terra Preta, Feira Negros Solidários, Vitrine Cultural e Alvorada dos Ojás.

Yuri Silva também é coorganizador do livro “Ìtọjú – Análises dos mecanismos de preservação da memória e do patrimônio imaterial do Candomblé na Bahia”, que explora políticas públicas para preservação dos patrimônios culturais negros, além de ser autor de diversos capítulos, artigos e colaborações em publicações especializadas.

A secretaria é a principal entidade do Ministério da Igualdade Racial, responsável por implementar políticas e serviços para combater as desigualdades raciais no Brasil. A nomeação foi oficializada na quinta-feira (23), através de publicação no Diário Oficial da União.

Imagem de capa: Reprodução.

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa