AgendaRio de Janeiro

Ato no dia da Lei da Alienação Parental em frente ao Tribunal do Rio

No dia que a lei que tipifica a prática da alienação parental completa 11 anos, associações e familiares estarão em frente ao Tribunal de Justiça do Rio para pedir a aplicabilidade e aprimoramento da Lei 12.318/2010.

A alienação parental atinge milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo, as estratégias vão de criar dificuldades para o convívio até falsas denúncias. São práticas utilizadas por um dos genitores para tentar dificultar que filhos e filhas cresçam com seus pais e mães. O jornalista Adriano Dias conta que o grupo pretende estender uma faixa em frente ao Fórum e aproveitar a hora do almoço para conversar com as pessoas que passarem pelo local: “Assim como o ato que promovemos em Copacabana, a finalidade desse encontro é chamar atenção para violência que milhares de crianças e adolescentes estão sofrendo” – e completa – “Este será mais um de muitos, a partir de agora vamos buscar fortalecer os debates sobre o bem estar de nossos filhos em todas as redes nacionais e internacionais que pudermos alcançar”.

A concentração será a partir das 11 horas até as 13 horas na Avenida Antônio Carlos, em frente ao prédio do Fórum e Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Em rede com a América Latina e Europa

Este movimentos está ligado à rede Unión Latam & Europe La Infancia Primero, articulada principalmente por Lucas Parenti a partir da Argentina, e que promove o debate da defesa do convívio parental em toda América Latina e alguns países da Europa. Segundo Adriano Dias, que representará a Latam no Brasil: “Em um mundo globalizado e ligado virtualmente a forma de lutar por direitos tem que ser reinventada e potencializada em companheiros e companheiras de causas em todo o países. Vamos reverberar para que nossos filhos vejam o que fizemos por ele e que no futuro não permitam que tal covardia se repita com outras crianças”.

http://webapp319229.ip-50-116-19-27.cloudezapp.io/comcausa-passa-integrar-articulacao-da-america-latina-e-europa/

Audiência pública na ALERJ

Desde julho estamos aguardando que o deputado estadual Carlos Minc defina a realização de Audiência Pública pela Comissão de Representação para Acompanhar o Cumprimento das Leis (Cumpra-se!) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) sobre a lei 7706/2017 – que institui a ‘Campanha Permanente de Combate à Alienação Parental’ no estado. A previsão era ser realizada ainda em agosto, mas “por falta de agenda” – conforme divulgado pelo gabinete do deputado -, será realizada somente nos próximos meses.

http://webapp319229.ip-50-116-19-27.cloudezapp.io/alerj-recebe-pedido-de-audiencia-do-cumpra-se-sobre-alienacao-parental/

No decorrer de todo o mês, pela ALERJ estar em recesso e em processo de mudança de seda, ainda não se obteve resposta. Mas a perspectiva que a audiência seja marcada para o dia dia 23 de agosto, semana de aniversário da Lei 12.318/2010.

Visita aos parlamentares e ato em Brasília

A partir do dia 25 de agosto, membros do movimento pela manutenção aplicabilidade da Lei 12.318 estarão no Congresso Nacional em conversas com deputados e deputadas. No dia 26 de agosto, dia de aniversário da lei da Alienação Parental de 2010, haverá a proposta de atos vários locais do Brasil.

| Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

 

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa