Notícias

Audiência debate problemas socioambientais causados pelo Porto do Açu

Uma audiência pública vai debater os problemas socioambientais causados pela instalação do Porto do Açu em São João da Barra, no Norte Fluminense. O evento vai reunir representantes de entidades públicas, movimentos sociais e comunidades afetadas pelo empreendimento.

O Porto do Açu, inaugurado em 2014, desapropriou cerca de 1500 famílias de pequenos produtores rurais que viviam da agricultura na região. Além da perda das terras, essas famílias enfrentam problemas de saúde, poluição, falta de água e violação de direitos humanos.

A audiência pública tem como objetivo discutir as consequências sociais e ambientais do Porto do Açu, bem como as medidas de reparação e compensação para as famílias atingidas. A sessão será presidida pelos deputados Flavio Serafini (Psol) e Marina do MST (PT), que integram a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

“Os moradores da localidade foram expulsos de suas terras e seguem sendo impedidos de produzir o seu sustento. Além disso, toda a área no entorno do Porto sofre com os impactos ambientais do empreendimento” – comentou o deputado Flavio Serafini.

A audiência pública ocorrerá nesta sexta-feira (30), às 17h, no Centro Municipal de Educação Avançada, em São João da Barra.

Imagem de capa meramente ilustrativa.

Imagem do corpo: Porto do Açu em 2009 – Camila Nobrega | IBASE

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa