Notícias

Canal de denúncias registra aumento de violações contra pessoas LGBTQIA+

O mês de junho é marcado pela celebração do Orgulho LGBTQIA+, uma data que simboliza a luta por direitos e respeito das pessoas de diferentes orientações sexuais e identidades de gênero.

O dia 28 de junho, em especial, é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, que relembra a rebelião de Stonewall, ocorrida em 1969 em Nova York, quando um grupo de clientes de um bar gay resistiu à violência policial e iniciou um movimento de liberação sexual .

Para conscientizar a sociedade sobre a importância dessa temática, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) promove neste mês uma série de ações em parceria com outras instituições públicas e privadas. Um dos objetivos da campanha é alertar para o cenário de violências sofridas pelas pessoas LGBTQIA+ no Brasil.

Segundo o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o Disque 100 registrou um aumento de 303% nas denúncias de violações de direitos humanos contra essa população nos primeiros cinco meses de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022.

As denúncias resultaram em 13,8 mil registros de violações de direitos humanos desde o início do ano. Para a secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, os dados indicam o resultado do trabalho de comunicação e divulgação dos canais de denúncia e recuperação da confiança da sociedade, uma vez que nos últimos anos a agenda foi completamente silenciada pelo Poder Executivo.

Disque 100

O MDHC defende os direitos humanos de todas as pessoas, independentemente de sua identidade ou orientação sexual. A comunidade LGBTQIA+ não deve tolerar nenhuma forma de discriminação ou violência. Para denunciar casos de abuso ou violação dos seus direitos, você pode contar com o Disque 100.

O Disque 100 é um serviço gratuito, sigiloso e que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Recebe ligações de qualquer lugar do Brasil, de um telefone fixo ou celular, disponibilizando um atendente capacitado para registrar a denúncia. Também é possível acessar o serviço pelo site da Ouvidoria, pelo aplicativo Direitos Humanos, pelo Telegram (buscando por “Direitoshumanosbrasil”) ou pelo WhatsApp (61) 99611-0100. O Disque 100 também tem atendimento em Libras para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

Fonte: Governo Federal – MDHC

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.